Cotidiano

Pagamento de benefício causa filas enormes em agências bancárias

Em algumas agências da Caixa Econômica Federal, as filas dobravam esquina

Apesar das recomendações das autoridades da saúde determinar que sejam evitadas aglomerações, principalmente em locais públicos, por conta do novo coronavírus. Em razão do pagamento do Auxilio Emergencial, milhares de pessoas têm enfrentado filas nas proximidades das agências bancárias da Caixa Econômica Federal, para realizar o saque ou tirar dúvidas acerca do benefício.

A reportagem visitou três unidades da instituição bancária e, na primeira, localizada no bairro Alvorada, a fila dobrava a esquina e dezenas de pessoas não obedeciam ao distanciamento de dois metros, recomendado pelo Ministério da Saúde (MS).

Uma dessas pessoas que estavam na grande fila era a dona de casa Irene Plácido, de 54 anos. A mulher contou que havia descoberto, por meio do CadÚnico, que havia recebido o auxílio e decidiu ir à agência da Caixa, para saber os procedimentos necessários para realizar o saque. Ela estava na fila desde às 6h da manhã.

“A preocupação é grande, mas temos fé que vamos ser atendidos hoje. Meus filhos viram que tínhamos direito a esse dinheiro por meio do aplicativo, mas ainda não conseguimos sacar”, relatou a dona de casa.

Na agência localizada no bairro Asa Branca, encontramos o pedreiro Antônio Marcos Sousa Filho, de 44 anos, que estava na fila desde 7h da manhã, tentando sacar o benefício. 

“Fiz todos os procedimentos pelo aplicativo do Auxilio Emergencial, vi que o dinheiro já tá na conta. Recomendaram-me baixar outro aplicativo da Caixa, mas não consegui acessar porque eu acho que tinha muita gente tentando usar o tal aplicativo. Como hoje sai o pagamento, vim aqui e estou esperando”, disse o homem.