Cotidiano

Pagamento de progressões horizontais começa a partir de agosto

A definição da data limite foi acertada em reunião entre Governo e Sinter nesta quarta-feita, 27

Em reunião realizada com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter) na tarde desta quarta-feira, 27, no Palácio Senador Hélio Campos, Centro, o Governo definiu a continuidade do pagamento das progressões dos professores da rede estadual de ensino, em cumprimento ao acordo já firmado com a categoria.

Na ocasião ficou acordado com o sindicato o pagamento das progressões horizontais em seis parcelas referentes ao primeiro lote das portarias n º 0806, 1061 e 1587, já publicadas em Diário Oficial do Estado (DOE). O pagamento deve ocorrer até o dia 10 de agosto, em folha suplementar.

O secretário da Casa Civil, Oleno Matos, ressaltou a importância do acordo fechado com o presidente do Sindicato, Ornildo Roberto, que segundo ele, entendeu o momento de crise econômica que o Estado enfrenta e a intenção que o governo tem de atender as reinvindicações da categoria.

“Não podemos nos comprometer com aquilo que não estamos em condições de cumprir. Mas o que ficou acertado será pago, em parcelas, até o final do ano”, afirmou.

Segundo Ornildo Roberto, todos os professores serão informados sobre o acordo. Ele destacou ainda o avanço obtido nas discussões, já que os acordos com o Governo haviam sido definidos desde o ano passado. “Vamos aguardar o pagamento para que possamos dar continuidade às nossas discussões em torno das demais portarias, que logo em seguida virão a partir do mês de agosto, setembro, outubro e novembro” destacou.

 

PROGRESSÕES VERTICAIS

O Estado já efetuou o pagamento das progressões verticais, referentes ao período de 2008 a 2011, no valor de R$ 2,5 milhões. O valor seria pago de forma parcelada, em 11 vezes, entretanto, foi pago em três vezes iniciando no salário de fevereiro deste ano.

A progressão vertical é por titulação para os docentes que adquiriram títulos como pós-graduação, especializações, mestrado e doutorado.

O secretário interino de Educação, Jules Rimet, explicou que o pagamento das progressões horizontais passou por formalização e teve que aguardar a aprovação do orçamento estadual para ser pago.

“As progressões estavam em processo por Comissões diferentes e foi publicada conforme finalização. Desta forma, o Estado está fazendo a sua parte que é garantir o direito do profissional da educação e valorizar o servidor estadual”, informou.

Com informações do Governo do Estado. 

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.