Um servidor público, que não quis se identificar, pai de dois alunos da Escola Estadual Mário David Andreazza, no bairro Caimbé, zona Oeste de Boa Vista, procurou a Folha nesta quinta-feira, dia 13, para denunciar que desde o início do ano seus filhos não têm aulas presenciais, devido à reforma da escola, no entanto, ele informa que as obras não iniciaram ainda e que havia uma promessa de que as aulas presenciais seriam iniciadas no prédio da Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (Faceten), mas também não aconteceu até o momento.
“Desde a pandemia, as aulas nunca voltaram ao normal, são sempre pela internet. Eu matriculei meus filhos lá porque não tem vaga em outras escolas. Matriculei, fiquei esperando o início das aulas presenciais e nada aconteceu. Segundo a coordenadora, falaram que iriam locar a Faceten até reformar a escola que está em situação precária. O problema é que nem começou a reforma da escola que está sem estrutura para receber os alunos”, frisou.
Conforme o denunciante, quem estava usando o prédio da Faceten, era a Escola [Estadual] Maria das Neves, enquanto o prédio passava por reforma. “Falaram que quando os alunos da Escola Maria das Neves desocupassem o prédio para voltar à Escola reformada, o que aconteceu faz mais de mês, quem ocuparia seriam os alunos da Escola [Mário] David Andreazza, só que até agora eles não tomaram nenhuma providência e falaram que o problema é a troca de secretário de educação, por isso não podem fazer nada”, acrescentou.
As aulas na Unidade de Ensino estão na modalidade remota, por meio do computador, celular e tablet, no entanto, o pai reforça que os dois filhos sentem falta da rotina escolar e do aprendizado das aulas presenciais e que as aulas pela internet não têm o mesmo aprendizado, rendimento e desenvolvimento para os alunos. “Um deles estuda no 7º ano do ensino fundamental, pela manhã, e o outro estuda à tarde, no 2º ano do ensino médio e estão sendo prejudicados. Eu estou falando pelos meus filhos, mas esse problema é de todos os pais e alunos daquela escola. Eu não fui até a Secretaria de Educação, mas procurei a escola e eles dizem que estão aguardando. Eles sempre dão um prazo de uma semana ou 15 dias, mas sempre é adiado por algum motivo”, concluiu o servidor público.
Em nota, a Secretaria de Educação e Desporto informou que os estudantes da Escola Mário David Andreazza serão transferidos para o prédio da Faceten, localizado no bairro Asa Branca, para a retomada das aulas presenciais.
Na última segunda-feira, 10, os alunos da Escola Estadual Maria das Neves Rezende, os quais estavam no prédio da Faceten, retornaram ao prédio escolar original (o qual finalizou a reforma).
A Seed informou ainda que realizará manutenção no prédio da Faceten e somente após a conclusão dos reparos na estrutura física será feita a transferência da Escola Mário David Andreazza.
A empresa responsável pela manutenção estará na unidade de ensino a partir desta sexta-feira, 14. Tão logo seja definido o prazo para a conclusão dos serviços, será amplamente divulgado para a comunidade escolar.