Com a retomada das aulas presenciais nesta segunda-feira, 07, os pais e responsáveis devem ficar atentos ao excesso de peso na mochila escolar. De acordo com o especialista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Ricardo Meirelles, as mochilas não devem ultrapassar mais do que 10% do peso corporal da criança. A sobrecarga pressiona a coluna e os ombros das crianças, causando fadiga e tensão muscular.
O médico explica ainda que o risco não está apenas na quantidade excessiva de material trazida na mochila, mas também na maneira como ela é carregada pelo estudante.
“Crianças que carregam a bolsa sobre um ombro apenas e distribuem de forma desigual os itens dentro da mochila também estão propensas a sentir dores nas costas, além de desenvolver uma postura excessivamente curvada”, destaca Meirelles.
Para evitar esses danos, é fundamental que a mochila fique alguns centímetros acima da cintura. Quanto mais baixa ela estiver, mais peso os ombros carregam. Outra recomendação é levar somente o material necessário para as disciplinas do dia.
A atenção na hora de escolher o modelo ideal também é importante: o ortopedista orienta que a mochila tenha alças largas e acolchoadas. Além disso, a regulagem também precisa ser feita de maneira correta, com as duas alças bem apertadas.
“Se a criança usar uma alça desajustada em relação à outra, todo o peso ficará em um lado das costas e isso pode causar dores na região lombar, além de espasmos musculares”, explica o médico e Chefe do Centro de Coluna do INTO.
Aulas semipresenciais
Para os alunos que vão continuar no regime híbrido, a orientação é que eles tenham um ambiente ergonômico para o estudo em casa. Ao usar o computador, o monitor deve estar na altura dos olhos para que a cabeça fique ereta e os pés devem estar apoiados no chão; se for necessário permanecer sentado por muito tempo, é importante levantar-se da cadeira com frequência e alongar o corpo.
“A prevenção é a melhor solução para evitar os problemas relacionados à má postura. Quando a criança estabelece bons hábitos posturais, ela evita possíveis lesões da coluna na idade adulta”, conclui o especialista.
Como usar a mochila escolar de maneira correta?
Não sobrecarregar a mochila. A criança não deve carregar mais do que 10% de seu peso.
As mochilas devem ter alças largas e acolchoadas para evitar que elas façam pressão excessiva nos ombros.
As alças devem estar bem apertadas para evitar dores na região lombar e espasmos musculares.
A mochila deve ser carregada sobre os dois ombros.
Os itens mais pesados devem estar alocados na parte de trás da mochila.
A criança deve levar apenas o material necessário para uso no dia.
Ao levantar uma mochila pesada, é importante que a criança dobre os joelhos e use as pernas para levantá-la.