Cotidiano

Pais esperam mais de 5h por atendimento no Hospital da Criança

Por causa da demora, vários pais desistiram do atendimento; denúncias têm sido recorrentes

Pais e mães que chegaram com seus filhos às 6 h deste domingo (27) para serem atendidos no Hospital da Criança Santo Antônio afirmam que às 11h ainda não haviam sido atendidos. Nesta segunda-feira (28) a demora continuou. Segundo os denunciantes, apenas dois médicos atendem na unidade a cada turno. 

No fim da tarde desta segunda-feira (28), a FolhaWeb recebeu novas reclamações sobre o assunto e um vídeo de um pai, mostrando várias pessoas aguardando atendimento. Confira o vídeo:

Estas denúncias têm sido recorrentes, principalmente nas últimas semanas. A demora para atendimento faz com que muitos desistam do atendimento. Foi o caso de um pai que pediu para não ser identificado. Ele foi à unidade no último domingo com os dois filhos porque eles apresentavam febre e tosse. Ele ficou indignado ao saber que pessoas que haviam chegado às 6 h não haviam sido atendidas cinco horas depois, e por isso resolveu desistir do atendimento.

Ele disse que foi informado que dois médicos estavam no plantão, com dezenas de crianças na fila de espera. “Numa situação dessas, tosse e febre, a gente pensa logo que é covid. A prefeitura precisa fiscalizar melhor esses médicos. Se cada médico chegasse no seu horário e atendesse certinho, todos seriam atendidos. Mas tem que fiscalizar”, reclamou. 

Nesta segunda-feira a demora continuou. “Um estresse enorme para as crianças com dor e os pais, que precisam esperar mais de quatro horas para serem atendidos”. No fim da tarde de hoje, a fila de espera continuava grande. 

A FolhaWeb entrou em contato com a prefeitura de Boa Vista para saber o motivo da demora e se há previsão de medida para agilizar os atendimentos. Em nota, a gestão informou que a demanda aumentou por conta das doenças típicas do período chuvoso e da pandemia. Informou ainda que está em processo de contratação de mais servidores para agilizar os atendimentos. 

Confira a nota na íntegra: 

“A Prefeitura de Boa Vista esclarece que a cidade vive período sazonal onde, rotineiramente, o número de crianças e de internações por síndromes gripais são elevadas no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA). Além de enfrentarmos todos os anos as doenças típicas do inverno, ainda estamos em pandemia da Covid-19 desde o ano passado.

Diante dessa situação, a gestão municipal está em processo de contratação de novos profissionais através de seletivo, que reforçarão os atendimentos. Desde o início do ano, mais de 90 profissionais aprovados em concurso público já foram convocados. Também abrimos seletivo para 300 vagas na área da saúde. Tudo para ampliar a capacidade de atendimento, tanto do Hospital, como das 34 unidades básicas de saúde de Boa Vista.                

 Reforça que o município trabalha com planejamento e organização para atender tanto as crianças como os adultos que são de responsabilidade do município, tudo dentro das normas preconizadas pelo Ministério da Saúde, respeitando os atendimentos preferenciais de acordo com a gravidade identificada nas triagens.”