Pais de alunos do 2º período da Escola Municipal Antônio Airton Oliveira Dias, localizada no bairro Paraviana, procuraram a FolhaBV para denunciar que os filhos estão sem aula há um mês.
A professora responsável pela turma A, está cumprindo atestado médico de 60 dias, e segundo os pais, não foi disponibilizada uma professora substituta para atender os alunos, e um rodízio entre os funcionários estaria sendo realizado para cuidar das crianças.
Os pais denunciam dizem ainda que as crianças não estão realizando atividades em sala de aula.
“Meu filho é autista e a cuidadora dele já está sobrecarregada pois está atendendo outras crianças também”, disse um dos pais.
A turma de segundo período está em fase alfabetização e os pais se preocupam com o atraso no processo de aprendizagem dos filhos, em especial, para as crianças autistas.
Na tentativa de resolver a situação, os responsáveis tentaram contato com a diretora da escola, e relataram falta de acessibilidade por parte dela. “Ela só quer nos atender com agendamento, e só terá horários disponíveis após o dia 20. Nossos filhos não podem esperar”, desabafou o pai.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura informou por meio de nota que esta é uma situação pontual e as crianças não tiveram prejuízos quanto ao aprendizado durante o período de afastamento da professora. “Uma vez que as aulas seguem ocorrendo conforme o planejamento estabelecido no plano de aula. A turma está sendo atendida, excepcionalmente, por pedagogos da Coordenação Pedagógica. Ressaltamos ainda que, a secretaria busca um profissional para substituir a professora o mais breve possível”, acrescentou a nota.