Pais de alunos do Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira, em Alto Alegre, no interior de Roraima, entraram em contato com a FolhaBV para reclamar da falta de professores na unidade. De acordo com a mãe, faltam professores em diversas disciplinas.
“Isso se estende há mais de um mês. Faltam professores para o segundo ano A, de português, matemática e hoje descobrimos que até professor de história está faltando também”, conta uma mãe.
Os pais procuraram a escola e foram informados pela gestão que foi solicitada a reposição de professores à Secretaria de Educação e Desporto (Seed), mas que, até o momento, não tinham sido atendidos.
“Procuramos a escola e fomos informados pela gestão que já foi solicitado da Seed, mas que até o momento não tinham sido atendidos. Procuramos também a promotoria e o promotor teve uma conversa com a diretora militar, e que a mesma informou que já teria ido a Seed e que teríamos uma resposta rápida, mas até agora nada”, complementa.
Em nota, a Seed informou que está buscando alternativas legais para solucionar a necessidade de professores em algumas unidades de ensino da rede estadual.
O Governo de Roraima empossou até o momento 617 professores aprovados no concurso Público do Magistério da Educação Básica em seis convocações realizadas entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023. De acordo com a Pasta, a sétima convocação está em andamento.
A Pasta informou que está realizando processo seletivo a fim de atender as demandas da rede. Foram ofertadas 397 vagas. Somente em abril foram convocados 182 professores de áreas específicas em cinco convocações de um total de dez, para buscar solucionar a necessidade de docentes nas escolas da Capital e Interior.
Além disso, há professores afastados em razão de licença médica e licença para estudos. Todas essas situações geram a necessidade de contratação de professores por meio de processo seletivo, que, inclusive também cessou o quantitativo de cadastro de reserva para algumas disciplinas.