Cotidiano

Pais reivindicam vagas para filhos em creche

Instituição de ensino fica localizada no bairro Cidade Satélite, próximo ao residencial Vila Jardim

Pais e responsáveis se reuniram em manifestação pacífica na frente da Creche Proinfância Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, hoje, 22, para pedir vagas aos filhos que ficaram de fora do ano letivo.

A mãezinha Cristina Brito disse que fez a solicitação pela Central de matrículas, mas não teve retorno. As aulas começaram, ela procurou a Casa Mãe pessoalmente e nada foi resolvido até o momento.

“Quando a escola foi inaugurada disseram que a prioridade das vagas seria para os moradores próximos, porém cerca de 50 pessoas estão na mesma situação que eu. Moro no Vila Jardim e meu filho está sem estudar”, contou Cristina.

Cristina disse que a gestora da creche falou aos manifestantes que uma equipe do programa Família que Acolhe iria até o local hoje pela manhã conversar com os pais. Logo depois a gestora adiou essa conversa para 14h.

PREFEITURA DE BOA VISTA

A Prefeitura de Boa Vista informa que a creche foi construída pelo Governo Federal dentro das normas técnicas do Programa Minha Casa Minha Vida. A quantidade de vagas ofertadas está de acordo com a capacidade que a estrutura atende. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) não teve participação no estudo que relacionou estrutura versus capacidade de atendimento, apenas assumiu a gestão da creche. A prefeitura informa ainda que a inauguração foi realizada pelo Governo Federal e não pelo município.

A Secretaria Municipal de Educação ressalta ainda que está buscando alocar os pedidos de vagas para escolas mais próximas ao bairro, e esclarece que as vagas destinadas a crianças de 2 e 3 anos do empreendimento residencial Vila Jardim ainda não foram preenchidas.

Uma equipe do Programa Família Que Acolhe (FQA) estará na unidade educacional realizando o cadastramento das famílias a partir desta hoje, 22, até quarta-feira, 24. Por tanto é improcedente a informação de que o Município não deu prioridade às solicitações daquela localidade. A Smec acrescenta que os cadastros realizados passarão por análises, uma vez que o seguimento creche não é universalizado.