Cotidiano

Pais voltam a reclamar da demora no atendimento do Hospital da Criança

Pais relatam horas de espera por atendimento

As denúncias de demora no atendimento no Hospital da Criança Santo Antônio são recorrentes, e os relatos são sempre os mesmos, pais que esperam mais de nove horas para serem atendidos na unidade.

Uma denunciante entrou em contato com a reportagem da FolhaBV relatando que teria ficado a noite toda com a filha no hospital. Ela relata ainda que na unidade só tem um médico para atender as demandas da unidade do trauma e urgência.

“Foram nove horas dentro do hospital para poder receber atendimento, era apenas um médico pra atender trauma e urgência. Todos os funcionários falaram que era apenas um médico e que precisávamos aguardar”, afirma Natália Cunha, de 24 anos.

A mãe mencionou também que se revoltou com a situação, tendo em vista que além dela, as mães de outras crianças não tinham lugar para sentar e acabaram ficando no chão do Hospital.

“Minha filha foi atendida, porém eu precisei fazer um escândalo lá, infelizmente. Muitas crianças deitadas no chão e nas cadeiras, muitos pais que chegaram 18h e ainda não tinham recebido atendimento até 6h da manhã. É um crime que o que eles fazem com as crianças ali”, esclarece.

Outro denunciante afirma que está a quatro dias tentando ser atendido no Hospital, mas com a demora sempre retorna para casa. Apontou que no local sempre tem pacientes na espera a mais de 12 horas.

“Tem quatro dias seguido tentando atendimento pro meu filho uma espera de 12 horas e nada. As pessoas reclamando o tempo todo e é só ir na recepção e perguntar quantas horas estão aguardando ali vai comprovar que tem gente que chegou de manhã e está esperando até o período da noite para ser atendido e nada, por conta que só tem um ou dois médicos para atender uma fila enorme de pacientes”, relatou o denunciante.

A FolhaBV entrou e contato com a Prefeitura de Boa Vista que se manifestou por meio da seguinte nota:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que os atendimentos na unidade são feitos em conformidade com os protocolos do Ministério da Saúde, através de classificação de risco, com a finalidade de priorizar a atenção e os cuidados aos pacientes pela gravidade do quadro clínico e não pela ordem de chegada.

A unidade hospitalar atende hoje com três médicos por período, na emergência. Para reforçar os atendimentos, a prefeitura realizou somente esse ano, dois processos seletivos e convocação de profissionais do último concurso, porém, ainda não conseguiu preencher as vagas, e quando consegue preencher, alguns profissionais pedem exoneração do cargo.

Reforça que o Hospital da Criança possui uma Ouvidoria, local onde familiares podem registrar suas reclamações e sugestões de melhoria em relação ao atendimento da unidade 24h por dia.