O Palácio Latife Salomão será renovado para sediar o Fórum da Cidadania, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). O prazo de conclusão da obra é prevista em 210 dias, quase sete meses após o início em 26 de dezembro de 2023.
No local já foram instalados canteiro de obras e estão na fase inicial de demolição de áreas internas para a liberação de espaço, segundo o TJRR. O prédio passará por reforma completa de dois prédios, além de obras para estruturas auxiliares como guarita, lanchonete, cisterna para reuso de águas pluviais, estacionamento público, subestação de energia e abrigo para geradores.
Conforme o Tribunal, o projeto será instalado no Palácio Latife Salomão é o prédio é centralizado para os serviços judiciais e de cidadania para toda a sociedade. “O Fórum da Cidadania será um espaço moderno e acessível, que reunirá diversos serviços do Poder Judiciário, do Executivo e do Legislativo”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, Reubens Mariz.
O prédio abrigará três Juizados Especiais Cíveis e uma Secretaria Unificada, Turma Recursal, Varas da Infância e Juventude, Vara da Justiça Itinerante, Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania, Ministério Público do Estado de Roraima, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Roraima, Defensoria Pública do Estado de Roraima, além de outros, contando com o apoio do Governo do Estado de Roraima, Assembleia Legislativa de Roraima e da bancada federal do Estado.
Lançamento do projeto
O lançamento do projeto foi realizado no dia 23 de junho de 2023 e é coordenado pelo presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento. A assinatura do início das obras do Fórum da Cidadania, no Palácio Latife Salomão, ocorreu no dia 11 de dezembro do mesmo ano.