Os cuidados com a saúde da mulher e a importância do exame clínico foram os temas principais da palestra de abertura das atividades do Outubro Rosa, em Roraima. A ação ocorreu no final da tarde de ontem, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), no bairro Canarinho, na zona Leste da Capital.
“A intenção dessa campanha é promover o diagnóstico precoce do câncer de mama. Então, em resumo, o Outubro Rosa vem alertar a população e incentivar as mulheres para que procurem o médico durante esse mês todo. Todas as unidades de saúde estão à disposição para as mulheres de 40 até os 60 anos por essa ser a faixa-etária de maior risco”, disse a presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Magnólia Rocha.
Segundo a especialista, durante todo o período da campanha, várias instituições estarão realizando, em parceria com a entidade, várias atividades voltadas à prevenção e à difusão de informação sobre os riscos do câncer de mama, considerado o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Estado.
“Nós queremos oferecer a essas mulheres, no mês de outubro, essa possibilidade porque muitas delas são mães ou avós que muitas vezes não têm tempo de ter uma boa acessibilidade para realizar esses exames. Então, aproveitem todo esse período para realizar o exame clínico das mamas, principalmente para aquelas de 50 anos que nunca fizeram esse exame”, destacou.
Para o presidente do TRE, desembargador Mauro Campello, a adesão daquele órgão reforça o empenho de todos os servidores com a promoção da saúde da mulher no Estado. “É uma campanha importante e até motivacional, principalmente para os nossos servidores. Essa é uma ideia que surgiu no setor de Recursos Humanos do Tribunal, que, de forma geral, abraçou a ideia. Sentimo-nos honrados por estar fazendo a abertura das atividades, e isso demonstra o quanto o órgão é vigilante nessa questão do câncer de mama em Roraima”, destacou.
Para entrar de vez no espírito da campanha, o prédio do órgão adotará o rosa em sua iluminação. A cor é adotada pelas entidades que participam da ação desde a realização da primeira edição, em 1990, nos Estados Unidos. “A partir de terça-feira, dia 06, a iluminação do prédio estará todo rosa. O prédio ganhará uma nova cor à noite, ficando não só como uma campanha, mas também como ponto turístico, onde as pessoas poderão tirar fotos. Tudo isso fica programado não só para esse mês, mas também para o mês seguinte, quando se comemora o Novembro Azul, que trabalha justamente a prevenção do câncer de próstata”, frisou Campello.
Para promover o assunto, a entidade estará disponibilizando camisetas alusivas à campanha. O interessado poderá adquirir a peça pelo preço de R$ 20,00, podendo entrar em contato pelos telefones 99114-2393 e 98116-3643. O valor arrecadado será revestido para manutenção dos serviços da Liga no Estado.
Outra forma de contribuir com as ações da Liga é por meio de doação. Qualquer quantia em dinheiro poderá ser feita no Banco do Brasil, Agência 2617-4, Conta Corrente 48.708-2 ou na própria sede da entidade, localizada na avenida Ville Roy, número 4.706, bairro Aparecida, zona Norte.
AMAMENTAÇÃO – Além do início das atividades do Outubro Rosa, o dia 1º do mês também foi marcado pela celebração do Dia Nacional de Doação de Leite Materno. Instituída pelo Ministério da Saúde, através da Portaria 1.893, de 2 de outubro de 2003, a data tem por objetivo promover ações de sensibilização da sociedade para ressaltar a importância da doação de leite humano.
Além de trazer benefícios ao bebê, o aleitamento ajuda também na saúde das mães, evitando o surgimento de diversas doenças, entre elas o câncer de mama. Atualmente, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) possui 52 doadoras, que este ano dobraram a capacidade de produção do alimento, que saltou de 3,5 litros para 48 litros de leite. (M.L)