A oferta de leitos de Unidade de Terapia intensiva (UTI) para adultos em hospitais públicos triplicou desde que o Estado passou a enfrentar a pandemia de Covid-19. Antes, apenas 16 leitos estavam disponíveis. Nesta semana, o número passou para 59 leitos, divididos entre o Hospital Geral de Roraima e o Hospital das Clínicas.
A princípio, estes leitos extras vão funcionar durante a pandemia especificamente para a covid-19, mas depois será feita uma avaliação pela Sesau e Ministério da Saúde, para ponderar a viabilidade de mantê-los após este período crítico.
Nesta semana, cinco novos leitos foram implantados, e outros 15 devem entrar em operação ao longo desta semana. “Os leitos já estão preparados e todos equipados, pois já fizemos a contratação de mais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas que estarão se apresentando no HGR”, esclareceu o secretário de Saúde, Airton Cascavel.
Apesar do aumento da oferta, a taxa de ocupação continua preocupante. Roraima registrou uma queda na taxa de quase 100% para 88% no HGR na taxa de ocupação dos leitos, conforme boletim epidemiológico emitido nesta terça-feira (6), com 52 leitos ocupados. Além disso, 9 dos 10 leitos semi-intensivos estavam ocupados na unidade.
O Estado chegou a 114.105 casos confirmados e um total de 1.770 mortes.