Cotidiano

Pãozinho deve ficar 10% mais caro em abril

Reajuste em outros derivados de trigo deve ser de 8%. Metade da matéria prima é importada

A escalada do dólar deve chegar aos preços dos produtos derivados de trigo nos próximos dias. O pão francês, um dos itens mais consumidos pelos brasileiros, deve aumentar 10%, informou o presidente da Abip, entidade que reúne as indústrias de panificação, José Batista. O reajuste deve chegar às padarias até o começo de abril. Pão de forma, massas e biscoitos devem ter subir 8%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Massas Alimentícias e Pães (Abimapi), que está negociando com o varejo as novas tabelas.
 — O aumento é líquido e certo e deve acontecer a qualquer momento. Estamos esperando pela definição do repasse pelos moinhos — disse Batista.
Ao aumento do preço das matérias primas repassado às padarias e aos supermercados soma-se a outros reajustes como o da conta de luz (que em alguns casos chegou a 100%) e de outros produtos importados pelas panificadoras. Hoje, 33% do custo do pãozinho, por exemplo, vêm da farinha de trigo e outros 14% da energia.
— Esse dois fatores combinados têm um efeito atômico nos preços — diz Batista, explicando que os aumentos ainda não aconteceram porque os moinhos ainda estão processando o trigo em estoque.
Hoje, metade das dez milhões de toneladas de trigo consumidas no país é importada, principalmente da Argentina e do Paraguai.
— Qualquer problema com as importações da Argentina, a indústria terá que buscar o trigo nos EUA ou no Canadá, o que vai encarecer ainda mais os produtos — afirma Claudio Zanão, da Abimapi.
Fonte: O Globo