Cotidiano

Papa nomeia novo bispo de Roraima

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, mas o bispo deve começar a atuar só em setembro

Dom Mário Antônio da Silva, que atuava como bispo auxiliar no Amazonas, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo de Roraima. O anúncio sobre a nova posse foi feito durante missa solene na Igreja Matriz, às 6h, desta quarta-feira, 22.

Padres, coordenadores de pastorais e comunidade católica estiveram presentes durante a missa, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, situada no centro histórico da cidade. Conforme a Diocese de Roraima, a previsão é que o bispo assuma o posto no fim de setembro deste ano.

Roraima estava sem bispo desde dezembro do ano passado, quando Dom Roque Paloschi foi nomeado como arcebispo de Rondônia.

PERFIL

Dom Mário, de 49 anos de idade, é natural de Itararé, em São Paulo. O bispo tem como tema episcopal “Testemunhar e servir” e possui mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, na Itália. 

No ano passado, durante a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, dom Mário foi eleito, pelo colégio, presidente do Regional Norte 1 da CNBB, que compreende as regiões de Roraima e norte do Amazonas.

Na Igreja de Manaus, o bispo era responsável pelo setor bíblico catequético e foi professor no Instituto de Teologia do Amazonas (Itepes).