Nem mesmo as chuvas que voltaram a cair em Boa Vista após quase um mês, na noite de sábado, 22, atrapalharam quem quis aproveitar um dia ensolarado nas praias públicas de Boa Vista. Os balneários da Capital tiveram um grande número de frequentadores no final de semana e voltaram a ser opção para quem quer fugir do forte calor.
Foi o caso do vendedor Rodrigo Silva, que preferiu as primeiras horas do dia para ir à Praia do Caçari, na zona Leste. “É sempre bom vir entre as 07h e 09h, pois são os horários em que o sol não está tão quente e ainda dá para se refrescar melhor. Para quem não tem muita opção, é um ótimo lugar”, disse.
Na Praia Grande, uma das principais atrações do outro lado do Rio Branco, os bancos de areia apareceram timidamente, mas o suficiente para permitir a presença de banhistas. Houve quem preferisse passear de lancha ou atravessar o rio para apreciar as pontas de praias.
Locais de maiores movimentações, as praias do Caumé e Caranã, na zona Oeste, também receberam centenas de banhistas dispostos a fugir do calor. “Eu trouxe minha família para cá porque nesse período de fim de mês o dinheiro fica curto e temos que arrumar uma maneira de amenizar esse calor. Gosto dos balneários de Boa Vista e já frequento há muitos anos”, disse o amazonense Carlos Costa.
Apesar do clima tranquilo, em algumas praias, como a do Caçari, banhistas se aproveitaram da falta de fiscalização para estacionarem automóveis à beira dos balneários, além de abusar do alto volume do som automotivo e de bebidas alcoólicas, o que traz riscos grandes de afogamentos.
SEGURANÇA – O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima informou que nos balneários da Cidade há a presença de bombeiro militar guarda-vidas, que executam a tarefa de fiscalização e monitoramento em parceria com outros órgãos da segurança pública estadual e municipal, garantindo segurança necessária para o lazer da população.
Atualmente, o CBMRR é responsável pelo trabalho de guarda-vidas na Praia Grande e no Jardim das Copaíbas. Os demais balneários de Boa Vista estão sendo guardados pelos demais parceiros.
Esclareceu que alguns banhistas não respeitam tal legislação. Os militares são orientados a trabalhar a sensibilização dos banhistas, e quando algumas das pessoas, mesmo após as orientações dos Bombeiros Militares, continuam não respeitando, os órgãos policiais são acionados para fazer cumprir a Lei.
Para garantir a segurança dos banhistas, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito informou que envia, todos os sábados, domingos e feriados, equipes da Defesa Civil para atuarem nos balneários do Caranã e Cauamé. São de dois a três guarda-vidas em cada praia para acompanharem a movimentação e fazer recomendações para prevenir acidentes e afogamentos.
Eles orientam que todos estejam atentos para os locais permitidos para banho e principalmente com o consumo de bebida alcoólica, que pode colocar em risco a vida de muitas pessoas. As equipes orientam ainda com relação a saltos em locais inapropriados, impactos ambientais e armazenamento adequado do lixo. Condutores de lanchas e jet-skis são orientados a evitar navegar em praias que tenham grande fluxo de banhistas. (L.G.C)