Em junho de 2016, a Prefeitura de Boa Vista iniciou o processo de implantação dos novas paradas de ônibus da cidade, obras estas que fazem parte do projeto de Mobilidade Urbana da Capital.
Apesar de essenciais para a população, principalmente para quem depende do transporte público, esses locais são constantemente alvos de ações de vândalos, como foi o caso recente do abrigo localizado próximo a Praça Mirandinha.
Conforme uma moradora que não quis se identificar, até a tarde de ontem, 17, o local estava intacto, e hoje, 18, amanheceu com a vidraça estilhaçada. “Infelizmente vai sair do bolso da população”, completou.
Segundo a Prefeitura de Boa Vista, mais de 100 abrigos padronizados foram construídos na capital, sendo o Conjunto Pérola do Rio Branco e os bairros Alvorada e Caçari as primeiras localidades contempladas. Deste quantitativo, oito foram alvos do vandalismo e cada ação gera prejuízo em torno de R$ 2.500 reais.
“Tanto a população quanto a gestão municipal perdem com este tipo de ação, que vem se tornando recorrente na capital, e gerando prejuízo ao erário, por novas despesas com manutenção. O vandalismo gera um prejuízo em torno de R$ 2.500 para o reparo dos vidros de cada abrigo”, informou em nota.
A Administração Municipal ressaltou ainda que a população pode ajudar na conservar o patrimônio público, denunciando qualquer ato de vandalismo. Para isso, o munícipe pode acionar a Guarda Municipal, no telefone 153, a Polícia Militar (PM), por meio do 190, ou ainda na Central de Atendimento 156.
“Conforme o artigo 163 do Código Penal, vandalismo é crime e a pena pode variar de seis meses a três anos de detenção, além de multa”, concluiu.