Cotidiano

Paraense morre em garimpo da Guiana e família tenta trazer o corpo para o Brasil

O acidente teria em uma região de garimpo conhecida por Puruni; retroescavadeira teria tombado e caído por cima do motorista, que morreu na hora

Um brasileiro, de 51 anos, morreu em um acidente ocorrido em uma área de garimpo na República Cooperativista da Guiana, e a família trava uma luta para tentar trazer o corpo para ser enterrado no Brasil. Havia o risco de a vítima ser enterrada como indigente no País vizinho, mas os familiares conseguiram identificá-lo.

A vítima, identificada pelo nome de Edvaldo Carvalho Rocha, era operador de retroescavadeira.  O acidente teria ocorrido na terça-feira passada, dia 19, em uma região de garimpo conhecida por Puruni, na tríplice fronteira entre a Guiana, Venezuela e Brasil. A máquina teria tombado e caído por cima do motorista, que morreu na hora.

A história do garimpeiro viralizou nas redes e foi compartilhada milhares de vezes em um grupo do Facebook sobre máquinas pesadas. A reportagem da Folha conversou com uma garimpeira que trabalha em uma área próxima ao acidente, que confirmou a versão. “A retroescavadeira caiu por cima dele. Tem pessoas que conhecem ele, mas ainda não tinham conseguido localizar a família”, disse.

O corpo de Edson, segundo a garimpeira, foi transferido para a Capital da Guiana, na cidade de Georgetown, onde a família já iniciou as tratativas para enterrá-lo em seu Estado natal, no Pará.

 

Matéria completa na edição impressa desta terça-feira, 25.