Cotidiano

Paralisação de bancários deixa moradores do Baliza sem atendimento nesta segunda

Os servidores reivindicam mais máquinas, conserto de um porta de caixas, além de segurança. O Banco informou que já enviou máquinas para reposição

Um protesto feito pelos bancários lotados na agência do Banco do Brasil por melhores condições de trabalho deixou os moradores da cidade sem atendimento bancário nesta segunda-feira (7). Conforme o presidente do Sindicato dos Bancários, Adauto Andrade, a medida visa chamar atenção dos gestores do banco para os problemas que a agência vem enfrentando há algum tempo e que causa transtorno não só para os moradores como para os bancários.

O Sindicato elencou alguns problemas que os servidores do Baliza estão enfrentando. Segundo eles, há dificuldades estruturais como a necessidade de equipamentos para a agência, caixas eletrônicos com defeito, portas quebradas e falta de segurança.

A Superintendência do Banco do Brasil informou que “estranhou” a ação dos funcionários da agência localizada no município de São João da Baliza, “em tomar esta decisão de interromper o atendimento à população, impedindo inclusive a entrada dos servidores no prédio”, uma vez que já havia um acerto no sentido de atender as reivindicações.

De acordo com a nota enviada pela Superintendência, o banco já teria encaminhado cadeiras novas, computadores e dois terminais de atendimento, “bem como na próxima semana já estaria ocorrendo a manutenção na porta giratória”.

“A Superintendência reforça ainda que em breve estará colocando em funcionamento mais um terminal de atendimento, bem como outros reparos na agência melhorando o atendimento aos clientes, portanto, não necessitando esta atitude do sindicato”, finaliza a nota.

CAIXAS SEM DINHEIRO
Outra denúncia recebida pela Folha por clientes do Banco do Brasil trata-se da falta de dinheiro em alguns terminais de autoatendimento durante todo o último domingo. De acordo com o servidor público José Rocha, ontem ele tentou fazer um saque na agência da Jaime Brasil e soube que nas agências da Ataíde Teive e Capitão Júlio Bezerra também não estaria com dinheiros nas máquinas para saque.

“Ou seja, nas principais agências da cidade, os terminais ficam sem dinheiro. Isso é inadmissível. E não é a primeira vez que acontece esse imprevisto, que já deveria ter sido corrigido pelo banco”, reclama o consumidor, ao lembrar que outro local que deixou de ter máquinas para saque é a Rodoviária de Boa Vista.

De acordo com a Superintendência, o problema acontece todo período do mês que os servidores públicos recebem seus salários. “Todos os pagamentos se concentram na mesma semana do mês porque a Prefeitura paga no último dia do mês anterior, os Governos Federal e Estadual pagam nos primeiros dias no mês. Portanto, no primeiro final de semana seguinte esse problema acontece porque não tem como dar vazão, fazer a reposição no sábado e domingo”, explicou o gerente de Administração da Superintendência, Allen Arruda.

Quanto ao caixa eletrônico da Rodoviária, ele explicou que a retirada das máquinas aconteceu em atendimento ao pedido feito pela própria gerência do terminal que passa por reforma. Ao buscar uma saída para os problemas de caixa eletrônicos, o gerente informou que os clientes podem utilizar os caixas 24 horas sem nenhuma cobrança adicional para isso.

“Antigamente havia a cobrança de R$1,20 por saque, por exemplo. Mas agora não há mais cobrança alguma. Os clientes podem usar como se tivessem utilizando um caixa do Banco do Brasil”, explicou.