Um protesto feito pelos bancários lotados na agência do Banco do Brasil por melhores condições de trabalho deixou os moradores da cidade sem atendimento bancário nesta segunda-feira (7). Conforme o presidente do Sindicato dos Bancários, Adauto Andrade, a medida visa chamar atenção dos gestores do banco para os problemas que a agência vem enfrentando há algum tempo e que causa transtorno não só para os moradores como para os bancários.
O Sindicato elencou alguns problemas que os servidores do Baliza estão enfrentando. Segundo eles, há dificuldades estruturais como a necessidade de equipamentos para a agência, caixas eletrônicos com defeito, portas quebradas e falta de segurança.
A Superintendência do Banco do Brasil informou que “estranhou” a ação dos funcionários da agência localizada no município de São João da Baliza, “em tomar esta decisão de interromper o atendimento à população, impedindo inclusive a entrada dos servidores no prédio”, uma vez que já havia um acerto no sentido de atender as reivindicações.
De acordo com a nota enviada pela Superintendência, o banco já teria encaminhado cadeiras novas, computadores e dois terminais de atendimento, “bem como na próxima semana já estaria ocorrendo a manutenção na porta giratória”.
“A Superintendência reforça ainda que em breve estará colocando em funcionamento mais um terminal de atendimento, bem como outros reparos na agência melhorando o atendimento aos clientes, portanto, não necessitando esta atitude do sindicato”, finaliza a nota.
CAIXAS SEM DINHEIRO
Outra denúncia recebida pela Folha por clientes do Banco do Brasil trata-se da falta de dinheiro em alguns terminais de autoatendimento durante todo o último domingo. De acordo com o servidor público José Rocha, ontem ele tentou fazer um saque na agência da Jaime Brasil e soube que nas agências da Ataíde Teive e Capitão Júlio Bezerra também não estaria com dinheiros nas máquinas para saque.
“Ou seja, nas principais agências da cidade, os terminais ficam sem dinheiro. Isso é inadmissível. E não é a primeira vez que acontece esse imprevisto, que já deveria ter sido corrigido pelo banco”, reclama o consumidor, ao lembrar que outro local que deixou de ter máquinas para saque é a Rodoviária de Boa Vista.
De acordo com a Superintendência, o problema acontece todo período do mês que os servidores públicos recebem seus salários. “Todos os pagamentos se concentram na mesma semana do mês porque a Prefeitura paga no último dia do mês anterior, os Governos Federal e Estadual pagam nos primeiros dias no mês. Portanto, no primeiro final de semana seguinte esse problema acontece porque não tem como dar vazão, fazer a reposição no sábado e domingo”, explicou o gerente de Administração da Superintendência, Allen Arruda.
Quanto ao caixa eletrônico da Rodoviária, ele explicou que a retirada das máquinas aconteceu em atendimento ao pedido feito pela própria gerência do terminal que passa por reforma. Ao buscar uma saída para os problemas de caixa eletrônicos, o gerente informou que os clientes podem utilizar os caixas 24 horas sem nenhuma cobrança adicional para isso.
“Antigamente havia a cobrança de R$1,20 por saque, por exemplo. Mas agora não há mais cobrança alguma. Os clientes podem usar como se tivessem utilizando um caixa do Banco do Brasil”, explicou.