Cotidiano

Parceria entre secretarias auxilia na redução de pontos de alagamento

Criado pela Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), o projeto Patrulha da Chuva reúne diversas secretarias, de segurança ao meio ambiente, para combater o aumento dos problemas com a chegada do inverno em Boa Vista.

Composta pelas Secretarias Municipais de Obras e Urbanismo, Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas, Segurança Urbana e Trânsito e Gestão Social, além do apoio da Defesa Civil, o objetivo do projeto é promover a limpeza da cidade, serviços de drenagem, terraplanagem, construção de galerias de escoamento, recuperação de ruas, asfaltamento e atendimento ao público.

Conforme o secretário municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas, Daniel Peixoto, o projeto já trouxe melhorias à população da Capital. Segundo ele, dos 54 pontos de alagamento da cidade mapeados pela Patrulha, 26 já foram solucionados, uma redução de quase a metade dos pontos de acúmulo de água na Capital.

Além desses pontos, o secretário municipal de Obras e Urbanismo, Raimundo Maia, também confirmou que outros locais de acúmulo de água já foram mapeados e estão sendo trabalhados pelo projeto, desde antes do início das chuvas. “Viemos trabalhando desde o ano passado, durante o verão, intensificando o nosso trabalho em campo anterior ao período chuvoso para evitar essas situações. A Patrulha da Chuva é uma ação integrada e que não para. Trabalhamos todos os dias, inclusive à noite, tapando buracos e construindo novas galerias. Já fizemos mais de cem ruas, com asfalto novo, terraplanagem e pequenas drenagens. A cidade é muito grande e plana e requer esse serviço constante, mas estamos atentos”, relatou Maia.

Também atuante na Patrulha da Chuva, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) colabora no projeto por meio da atuação da Guarda Civil Municipal (GCM), por meio da equipe de Defesa Civil e dos próprios agentes de trânsito, garantiu o secretário municipal, Raimundo Barros. “Em alguns momentos se torna necessário a interdição de via para alguma limpeza na rua, revitalização de alguma obra ou escoamento, então, nesse momento é que a nossa secretaria contribui com os demais”, relatou.

TAPA-BURACO – Outro projeto aliado ao Patrulha da Chuva é a operação Tapa-Buraco para redução de fissuras nas pistas que podem atrapalhar os condutores e até causar acidentes de trânsito.

Quatro equipes da Usina de Asfalto estão atuando diariamente na cidade, nas avenidas principais e mais duas equipes nos bairros, além de um contrato terceirizado, informou Maia. Segundo ele, essa atuação in loco auxilia na verificação das condições do asfalto, mas garante que a população também pode ajudar as secretarias denunciando os problemas por meio da Central Telefônica 156 ou pelo telefone da Guarda Municipal, no número 153 e uma equipe de plantão no 190.

“Além das demandas que chegam, a equipe está todos os dias nas ruas. É feita uma programação das avenidas principais, bairro a bairro e vamos fechando esses buracos. Nós já fechamos mais de cinco mil buracos antes do período chuvoso para não ter esse problema, tanto que hoje em dia, as solicitações diminuíram”, informou o secretário.

Embora considerando que a ação da Patrulha tenha caracterizado uma melhoria nas ruas de Boa Vista, Raimundo Maia ainda avalia que ainda há muito a se fazer. “Nós temos mais de 300 quilômetros de ruas ainda para se fazer asfalto. Cada quilômetro de rua completo, com drenagem, asfalto, meio fio e sarjeta, custa R$ 1 milhão. Precisaria ter no mínimo, então, R$ 300 milhões pra fazer todas as ruas que nos solicitam diariamente.

Só que o município vai trabalhando com o orçamento conforme o planejado. Tivemos vários cortes de financiamento, sofremos com redução dos convênios e repasse, além da burocracia ser grande, mas avançamos muito, fizemos muitos investimentos e temos outros planejados”, garantiu. (P.C)