Estudantes de 16 a 22 anos já podem se inscrever na 18ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O tema de 2023 é “A educação que queremos”. O programa é realizado em 3 etapas: local, estadual e nacional.
O PJB simula a jornada parlamentar com estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares. As atividades proporcionam experiências de aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo. Um dos objetivos é estimular a participação política e o exercício de uma cidadania ativa.
Para participar, o estudante precisa enviar a inscrição até 30 de junho, por meio da ficha eletrônica disponível no site da Câmara. O regulamento também pode ser acessado na internet.
Os interessados devem estar regularmente matriculados no ensino médio, em modalidades integradas ou que estejam concluindo o ensino médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Etapas
Local: Jornada de Aprendizagem Cidadã
Esta fase ocorre de 24 de julho a 10 de setembro, com atividades realizadas a distância nas próprias cidades dos alunos inscritos. São disponibilizadas 1.080 vagas para a etapa local — 40 para cada unidade da Federação. As vagas são preenchidas por meio de sorteio eletrônico.
A duração desta etapa é de 7 semanas e o objetivo é que cada jovem conheça a realidade local a partir de uma questão que o mobilize dentro do tema da edição deste ano. A partir da análise de políticas públicas municipais, estaduais e nacionais e da escuta de outros jovens, cada estudante deverá formular e entregar um discurso como candidato a parlamentar jovem.
Estadual: também realizada a distância, esta etapa será de 11 de setembro a 10 de novembro. São selecionados 108 estudantes – 4 vagas por estado e para o Distrito Federal – a partir da seleção dos melhores discursos da primeira etapa. Na fase estadual, é feita a seleção do deputado ou deputada jovem que virá à Câmara dos Deputados.
Nacional: é realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 5 a 7 dezembro. São 27 vagas para a etapa nacional, sendo uma para cada unidade da Federação. A missão dos jovens nesta etapa será aprimorar as ideias e propostas que trouxeram de seus estados e elaborar conjuntamente uma Carta do PJB à Câmara. Essa carta deverá conter a mensagem que os jovens brasileiros querem transmitir aos deputados federais, suas necessidades, anseios e sonhos para a educação.
Os participantes selecionados para a etapa nacional terão como um de seus desafios buscar um professor de sua escola, de qualquer disciplina, para apoiá-lo voluntariamente durante a realização das atividades. A Câmara dos Deputados irá custear para os finalistas e seus professores apoiadores as despesas de passagem aérea, hospedagem, alimentação e transporte para o evento em Brasília.
Mais informações estão disponíveis na página do PJB na internet; na página da Escola da Câmara no Facebook ou ainda pelo Disque Câmara (0800 0 619 619).