Cotidiano

Partidos e coligações cumprem acordo e não sujam frente de escolas com santinhos

Ao contrário do que aconteceu na manhã do último dia 5 de outubro, durante as eleições do primeiro turno, os locais de votação para o segundo turno amanheceram limpos, sem qualquer tipo de panfletos e santinhos de candidatos que disputam a eleição ao governo de Roraima.
No primeiro turno, o Ministério Público Eleitoral ingressou com representações contra 20 candidatos e 15 partidos políticos e coligações que espalharam em frente aos locais de votação, material gráfico.
Na Escola Estadual Hildebrando Bitencourt, no bairro dos Estados, por exemplo, nenhum “santinho” foi encontrado no chão, ao contrário do primeiro turno, quando material de campanha jogado nas ruas podia ser avistado até nas esquinas próximas do local de votação.
Esta medida deve ter contribuído para evitar a sujeita que é condenada pelos eleitores já que antes do primeiro turno o TRE firmou Termo de Compromisso com os representantes dos partidos políticos e coligações envolvidas no pleito, mas quase todos os locais de votação tiveram a frente tomada por santinhos de candidatos aos cargos de deputado, senador e governador.
Concluído o pleito do dia 5, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o MPE voltaram a se reunir com os representantes das duas coligações que concorrem ao governo estadual para reforçar o que foi acordado em julho, lembrando, inclusive, da multa no valor de R$ 5 mil, pelo descumprimento de qualquer das obrigações firmadas. O valor arrecadado com as multas será destinado ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.