A importância da doação de sangue será lembrada de um jeito diferente nesta quinta-feira (28). A partir das 19h30, o passeio ciclístico ‘Pedal Sangue Bom’ irá percorrer dez quilômetros da cidade para chamar a atenção para a causa. O evento será aberto à população.
Não precisa fazer inscrição nem pagar nada. Basta chegar com sua bicicleta e unir forças nesta corrente de solidariedade.
Para o Hemoraima (Hemocentro de Roraima), a campanha vem em um momento oportuno, pois, com a proximidade do maior feriado do ano, o único banco de sangue do Estado fica em alerta.
PERCURSO
O passeio vai partir da frente da loja, localizada na avenida Capitão Júlio Bezerra, nº 450, no Centro.
O percurso segue pela avenida até a rotatória da avenida Amazonas, no bairro dos Estados, onde o passeio segue pela Brigadeiro Eduardo Gomes, sentido parque Anauá.
De lá, os ciclistas entram na Ene Garcez, fazem o contorno em frente ao aeroporto e continuam pela mesma avenida em direção ao Centro.
O percurso segue passando pela rua Floriano Peixoto (Orla Taumanan), e de lá o grupo volta à avenida Capitão Júlio Bezerra até chegar ao ponto de partida.
Como doar
Para ser um doador de sangue basta estar saudável, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam estar acompanhados dos pais).
Os doadores devem pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Também é necessário levar documentos com foto para que a doação seja oficializada.
O horário de funcionamento do Hemoraima, localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, número 3.418, bairro Aeroporto, é das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, de segunda à sexta-feira.
Condições básicas para doar:
· Sentir-se bem, com saúde;
· Apresentar documento oficial com foto;
· Ter entre 16 e 69 anos;
· Pesar acima de 50 kg
Recomendações para o dia da doação:
· Nunca ir doar sangue em jejum;
· Fazer repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
· Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
· Evitar fumar pelo menos 2 horas antes da doação;
· Evitar ingerir alimentos gordurosos.
Com informações da Secom-RR