Um furto da fiação elétrica na Igreja Mariz Nossa Senhora do Carmo, localizada no Centro, fez a igreja celebrar missa sem energia no último domingo (21). O local, que é patrimônio histórico de Boa Vista e de Roraima, é alvo constante de furtos e os fiéis relatam falta de segurança.
De acordo com a administração da Igreja Matriz, este é o primeiro furto do ano. Em 2023, houveram outros dois. E somente com esses três episódios, contam um prejuízo de mais de R$ 15 mil, além dos “transtornos de celebração de missa sem energia e cancelamento de eventos” que aconteceriam no local.
Olhando pelo lado histórico, uma fiel relatou que “é um absurdo que uma igreja tão importante no contexto cultural do estado passe por atos de vandalismo e depredação de forma tão rotineira”.
Segurança pública
Procurada pela reportagem, a assessoria da Prefeitura de Boa Vista informou que “a guarda municipal realiza rondas pelas praças e prédios públicos, mas age se depara com situações de flagrantes”. No caso da Polícia Militar de Roraima, intensificará o policiamento na área e realizará uma visita para apurar os furtos. Confira a nota da PMRR na íntegra:
A Polícia Militar de Roraima informa que o 1º Batalhão e das Unidades Especializadas, realiza diuturnamente policiamento ostensivo no bairro Centro, compreendendo o Terminal Rodoviário Urbano, Orla Taumanan e região histórica, o que inclui a Paróquia Matriz de Nossa Senhora do Carmo. O policiamento está sendo conduzido conforme planejamento estratégico da instituição.
Entretanto, dado o ocorrido, a PMRR intensificará o policiamento na área e designou uma viatura para realizar uma visita solidária à igreja, a fim de levantar informações sobre os horários em que os furtos estão ocorrendo e direcionar o policiamento no setor.
Além disso, informa que qualquer cidadão que se deparar com atividades suspeitas ou criminosas pode entrar em contato para realizar denúncias à Central de Operações da PMRR, por meio do 190. O fato será averiguado por viatura policial do setor.