Cotidiano

PCCR de mais uma categoria é anunciado

Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações beneficia servidores das áreas de infraestrutura, agronomia e veterinária

A governadora Suely Campos (PP) assinou, na manhã de ontem, a mensagem governamental do segundo projeto de lei que regulamenta o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) de servidores estaduais. Desta vez, foram contemplados os servidores das áreas de infraestrutura, agronomia e veterinária da administração direta do Estado.

Pelo novo projeto, profissionais como os engenheiros, por exemplo, que recebem salários diferenciados dos outros servidores públicos estaduais, podem chegar a ganhar até R$ 9.066,00. O PCCR vai beneficiar cerca de 450 servidores lotados nas secretarias da Agricultura (Seapa) e de Infraestrutura (Seinf), além da Agência de Defesa Agropecuária (Aderr), abrangendo os profissionais de acordo com o nível de escolaridade, tempo de serviço e função.

A remuneração diferenciada já foi alvo de críticas por parte do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Estaduais. Conforme o presidente da entidade, Francisco de Assis Figueira, enquanto a categoria dos servidores públicos está há mais de 10 anos sem qualquer atualização na carreira, existem disparidades, como nos casos dos servidores de nível superior (engenheiros e arquitetos), que nos governos anteriores foram tratados de forma diferenciada.

O presidente explicou que, mesmo tendo feito concurso para o mesmo cargo, com a diferença de especialidades, hoje os servidores que são economistas e engenheiros ganham salário superior aos demais. “A nossa proposta no PCCR é corrigir isso, pois sugerimos um salário igual para todos, de R$ 4.424,00”, frisou.

Na coletiva realizada para a imprensa, a governadora Suely Campos anunciou um ajuste na tabela de progressão dos servidores de nível superior do quadro técnico com os servidores do quadro geral. “Nós avaliamos o quadro geral de servidores e vimos que algumas categorias iriam ficar prejudicadas, por isso fizemos algumas adequações para garantir a isonomia dos servidores”, explicou.

O presidente do Sindicato dos Engenheiros, Wolnei Costa, esteve presente na assinatura do Projeto de Lei. “Nós aguardávamos, há dois anos, por esse momento. A partir de agora, os nossos direitos estão assegurados e, para todos nós, isso representa o cumprimento do compromisso do governo com nós servidores do estado”, frisou.

BENEFICIADOS – O novo PCCR vai contemplar arquiteto, engenheiro, geólogo, geógrafo, médico veterinário, zootecnista, químico, tecnólogo em engenharia, eletrotécnico, técnico em agrimensura, técnico em agropecuária, técnico em edificações, técnico em eletrônica, técnico em estradas, técnico em telecomunicações, técnico em mecânica, técnica em refrigeração, técnico em segurança do trabalho, técnico de laboratório de solo e topógrafo.