Cotidiano

Pedidos de aposentadoria crescem 18% em Roraima

Os pedidos de aposentadoria em todo o Brasil feitos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aumentaram quase 30% em janeiro deste ano na comparação com igual período de 2018, segundo o órgão. Roraima também acompanhou essa tendência de crescimento e apresentou aumento de 18%, se analisada a mesma linha de tempo. 

Segundo o INSS no Estado, no primeiro mês do ano foram feitos 330 pedidos para concessão do benefício contra 290 em janeiro de 2018. Do total, apenas 89 foram concedidos, os demais apresentaram problemas na documentação e/ou outras inconsistências.

Embora o aumento dos pedidos de aposentadoria no Brasil tenha como fundamentação as discussões da reforma da Previdência que volta à tona neste início de ano, a chefe do Setor de Benefícios do INSS em Roraima, Pastora Maria Almeida, afirmou não encontrar, no Estado, uma relação do aumento de pedidos com a proposta da reforma.  

“O aumento da procura não se pode relacionar com a reforma da Previdência. Acho que está mais ligado ao fato da divulgação dos canais de atendimento pela Internet, como o ‘Meu INSS’, e os acordos de cooperação técnica que temos feito com prefeituras e entidades que difundem mais a informação dos benefícios e as pessoas passam a procurar mais”, afirmou.

Embora um projeto oficial ainda não tenha sido apresentado, a proposta que está em discussão indica idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 para homens.

“Mas hoje os critérios são os mesmos, então não podemos atribuir essa demanda como necessariamente ligada à reforma, mas as facilidades que o INSS disponibiliza ao cidadão”, justificou.

Entre os canais à disposição, ela destacou o “Meu INSS”, pela Internet, onde o cidadão pode acessar todos seus dados previdenciários dos vínculos, renumeração da empresa, empréstimos consignados, declarações, extratos, imposto de renda e até atualização de endereço e outros dados.   

“O cidadão não precisa vir ao INSS para ter estes atendimentos, tudo é feito pelo aplicativo ou pelo meu.inss.gov.br, e se tem todas as informações ao seu alcance em casa ou na palma da mão através do celular”, afirmou.

Sobre a quantidade de pessoas que ainda preferem ir ao órgão enfrentar longas filas para serem atendidas, fato constatado pela reportagem, a servidora do INSS disse que isso ainda é uma questão cultural.   

“As pessoas ainda procuram atendimento no INSS talvez por desconhecer os canais que disponibilizamos e por uma questão cultural, por achar que será mais bem atendido. Mas isso tende a mudar a partir do momento que começarem a usar os canais pela Internet ou o telefone 135”, disse. “Com a aplicação dessa tecnologia, percebemos que a maioria dos nossos serviços é por agendamento”, afirmou.

ACESSO – Para acessar o portal “Meu INSS”, selecione a opção “entrar” no canto superior direito da tela e realize seu cadastro.

Caso seja o primeiro acesso, faça seu cadastro clicando no botão “Login”, em seguida selecione a opção “cadastre-se”, e crie sua senha com no mínimo nove caracteres e que tenha pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.

Ao acessar o sistema com sua senha, escolha a opção “Agendamentos/Requerimentos”, clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “aposentadoria” e selecione o serviço desejado. Informe os dados solicitados, conclua sua solicitação e então acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos. (R.R)