Abril chega ao seu décimo dia e, até o momento, nenhum sinal do esperado inverno em Boa Vista. Na avaliação do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM), o período chuvoso deve se manter dentro da normalidade. A previsão foi baseada nos dados de satélite monitorados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), tendo em vista o baixo volume de precipitações registrado nos últimos seis meses.
O subtenente do Corpo de Bombeiros, Emerson Lucena, informou que durante os nove primeiros dias de abril, choveu aproximadamente 20 milímetros. “A previsão para o mês é de 88 milímetros, então está dentro do previsto. A gente espera um período chuvoso dentro da normalidade e, provavelmente, que não tenhamos problemas com as alagações e chuvas de maneira geral”, comentou.
Em janeiro do ano passado, as chuvas ocorreram dentro do esperado pelo Inmet. Em contrapartida, nos meses de verão, principalmente em março e a primeira quinzena de abril, as precipitações foram acima da média. Para o subtenente, o verão de 2017 foi considerado um período chuvoso. Nos últimos meses do ano, no entanto, o volume d’água esteve abaixo da média. A situação gerou um alerta junto à Defesa Civil.
Lucena explicou que por conta do baixo volume d’água, da diminuição dos leitos dos rios e da falta de queimada do material combustível da vegetação local, problemas com incêndios florestais durante o primeiro trimestre deste ano foram previstos pela entidade. Diante da situação, o Corpo de Bombeiros resolveu instalar a Operação Roraima Verde 2018 no final de 2017.
De modo geral, a operação tem o objetivo de monitorar o tempo e o clima do Estado, além de coletar dados para subsidiar a tomada de decisões, como instalar equipes no interior e enviar outras para a realização de vistorias. Desde o início do ano, as chuvas registradas ocorreram abaixo do esperado, com exceção do mês de março, que constatou precipitações dentro da previsão para o mês.
Segundo Lucena, a conjuntura climática atual é a causa dos incêndios registrados. Aliado a isso, ele reforçou a cultura de realizar queimas por parte dos agricultores e os assentamentos na região do Arco do Fogo que costumam ser frequentemente queimados. “Uma preocupação do CBM girava em torno dos finais de semana e feriados, época em que as queimadas acontecem. No entanto, até o momento não registramos nenhum aumento”, declarou.
NÍVEL DO RIO – Segundo dados obtidos pela Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), o nível do Rio Branco nesta segunda-feira, 9, atingiu a marca de -0,08 metro em Boa Vista. Em Caracaraí, o nível registrado foi de 0,43 metro. Comparando com ano passado, os níveis foram, respectivamente, 1,17 e 1,8 metro.
BOLETIM FEMARH – A previsão do Boletim Hidroclimático da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) apontou que, até junho, as chuvas devem ocorrer dentro da normalidade no Estado. Para os próximos dias, a previsão de precipitação em Boa Vista é de tempo parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas e temperaturas estáveis, variando entre 26°C e 36°C. (A.G.G)