Peritos criminais do Laboratório de Genética Forense da PCRR (Polícia Civil de Roraima) estão prontos para auxiliar na análise de exames para diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) no Estado. O laboratório foi instalado em Boa Vista em parceria do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), com o Governo do Estado.
De acordo o diretor do IC (Instituto de Criminalística), Sttefani Ribeiro, a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) solicitou apoio para que o Laboratório de Genética Forense possa apoiar o trabalho de diagnóstico do coronavírus, por meio da técnica RT-PCR.
Dessa forma, segundo Sttefani Ribeiro, não somente o Laboratório de Genética Forense foi colocado à disposição da Senasp, do Ministério da Justiça e do Governo de Roraima para auxiliar no trabalho de diagnóstico da Covid-19, mas principalmente os profissionais do instituto.
De acordo com ele, já foi realizado um contato com o Lacen-RR (Laboratório Central de Roraima), responsável pelas análises dos exames em todo o Estado, informando que os peritos estão prontos para contribuir com o trabalho, que visa um maior enfrentamento à doença.
“Estamos à disposição para servir, inclusive informamos ao secretário de Segurança, coronel Olivan Júnior, para que haja um alinhamento com o Ministério da Justiça de forma positiva. Também nos colocamos à disposição do laboratório Lacen e estamos aguardando para uma reunião, de forma a alinhar os trabalhos para que possamos, assim, contribuir efetivamente nessa missão”, destacou.
LABORATÓRIO DE GENÉTICA FORENSE – O Laboratório de Genética Forense foi instalado em Roraima no dia 3 de setembro de 2019 e é composto por equipamentos de alta tecnologia. Sua estrutura funciona na sede do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) e é administrado por peritos criminais da Polícia Civil, sendo composto por profissionais capacitados, com formação em biologia.