Cotidiano

Personalidades de Boa Vista são homenageadas com ruas e avenidas

Conheça algumas personalidades que contribuíram para a criação da Capital do Estado, que completa 131 anos nesta sexta-feira, 09.

Projetada em formato de leque com inspiração das ruas de Paris, na França, Boa Vista é a capital mais setentrional do Brasil e nesta sexta-feira, 09, completa 131 anos de criação. 

Diversas personalidades são responsáveis pela criação da cidade e como forma de homenageá-las foram criadas, ruas, avenidas e até mesmo bairros. 
Você conhece alguma dessas personalidades? Já teve curiosidade em saber por que determinado logradouro tem esse nome? Se sim, a FolhaBV vai te contar um pouco da história das principais ruas e avenidas da Capital. 

Quem não conhece a Avenida Ene Garcez, localizada no Centro? Palco do carnaval de rua de Boa Vista e que dá acesso ao Complexo Airton Senna e as Praças da Águas, Velia Coutinho e Fábio Marques Paracat. 

Ene Garcez foi o primeiro governador do Território Federal do Rio Branco.  

A Avenida Mário Homem de Melo, na zona Oeste, leva o nome do primeiro prefeito do território. 

Além das autoridades, Boa Vista também possui nome de outras personalidades como a Rua Pedro Praça, situada no bairro Buritis que homenageia um coveiro. 

Pertencente à família Brasil, uma das mais tradicionais de Boa Vista, Theodoro Bento ou mais conhecido como Coronel Bento Brasil, recebeu esse nome após ser condecorado como coronel da Guarda Nacional.

Foi homenageado com uma rua no Centro da cidade, pois foi quatro vezes deputado estadual representando o município de Boa Vista do Rio Branco na Assembleia Legislativa do Amazonas e senador.  

Além do Coronel, outros membros da família também foram homenageados como Jaime Brasil (Avenida), Cecília e Bento Brasil. Além de Maria das Dores, que leva o nome de uma escola estadual, localizada no bairro 13 de setembro. 

Para contar um pouco da história de Boa Vista e das famílias pioneiras, a FolhaBV conta com a coluna ‘Minha Rua Fala’, do jornalista Francisco Cândido, que já contou a história de 1.583 personagens. 

Atualmente, Boa Vista conta 419.652 habitantes distribuídos em mais de 50 bairros.