
A terceira edição da entrega da Medalha Jacir de Souza Cruz agraciou vinte personalidades que contribuíram com o Sistema Penitenciário e ao Conselho Penitenciário (Copen). A entrega da honraria, ocorreu no auditório Dr. Hesmone Saraiva Granjeiro, no prédio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RR), na tarde dessa sexta-feira, 20.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os agraciados estão: policiais militares, civis, penais, membros do Conselho Penitenciário, promotores, advogados e outros. Confira a lista completa ao final da reportagem.
“Essa é uma maneira do Conselho agradecer as pessoas que prestaram um bom serviço. O Conselho tem 75 anos, então as pessoas que passaram por aqui precisam ser homenageadas, é uma prorrogativa nossa, todo ano realizar esse evento”, comentou o presidente do Copen, Renan Bekel.
Roney Cruz, que é conselheiro do Copen, idealizador da Medalha e neto de Jacir de Souza Cruz.
“Eu tive a satisfação de ser o mentor, não do nome, mas da Medalha para homenagear pessoas que tivessem relevantes serviços. Na época, foi sugerido que os conselheiros apresentassem sugestões de nomes e o do meu avô foi apresentado pelo conselheiro João Oliveira. Tenho a grata satisfação de fazer parte desse Conselho, de poder está revivendo isso como família e ter o privilégio de ter dado o start para que essa homenagem pudesse acontecer”, comentou.
O coronel da Polícia Militar, José Wilson da Silva, que atuou por oito anos como diretor do Centro Socioeducativo (CSE) e por três anos, diretor da Casa do Albergado.
“É um momento de muito orgulho juntamente com os meus colegas que trabalhamos na época com toda a dificuldade no sistema prisional, que nós atravessamos e conseguimos prestar um bom serviço. Depois de 23 anos, estamos sendo reconhecidos pelos serviços prestados”, comentou coronel Wilson.
Outro coronel da PMRR que foi homenageado foi Waney Raimundo Vieira, que atuou duas vezes como secretário da Secretária da Justiça e Cidadania (Sejuc) comentou sobre a honraria.
“Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas naquela época, nós deixamos um legado para a sociedade que com muito orgulho estamos recebendo essa comenda pelos serviços prestados”, comentou.
No evento, a servidora Sandra Regina Monteiro, In Memoriam, também foi homenageada. Sandra faleceu em 2020, vítima de Covid-19.
Além dos homenageados, estiveram presentes familiares, amigos e autoridades.
Veja os homenageados
1. JOÃO ALFREDO DE SOUZA CRUZ – Membro Conselheiro;
2. CYRO CARNÉ RIBEIRO – Membro Conselheiro;
3. MARIANA MOUTINHO FONSECA – Membro Conselheiro;
4. EMILY REGINA SOARES LIMA – Secretária de Plenário;
5. REJANE DA SILVA SOUSA – Servidora do COPEN;
6. PEDRO DE ALCANTARÁ DUQUE CAVALCANTE – Ex-presidente do COPEN;
7. CARLOS PAIXÃO DE OLIVEIRA – Promotor de Justiça do Estado de Roraima
8. RARISON FRANCISCO RODRIGUES BARBOSA – Deputado Estadual – Policial Penal
9. JOSÉ WILSON DA SILVA – Coronel da Polícia Militar do Estado de Roraima
10. WANEY RAIMUNDO VIEIRA FILHO – Coronel da Polícia Militar do Estado de Roraima
11. JOSUÉ DOS SANTOS FILHO – Advogado
12. GERSON DA COSTA MORENO JÚNIOR – Corregedor da Procuradoria Geral do Município de Boa Vista
13. RICARDO HERCULANO BULHÕES DE MATTOS – Presidente do Conselho da Comunidade da Comarca de Boa Vista
14. DAYANA ALMEIDA DA SILVA – Diretora do Departamento de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – DJDHC – Policial Penal
15. WLISSES FREITAS DA SILVA – Diretor da Cadeia Pública de Boa Vista – Policial Penal
16. PABLO ALEXANDRE DA SILVA PAULLI – Diretor da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo – PAMC
17. JOSÉ HAROLDO TAJRA REIS FILHO – Policial Penal
18. ADRIANO DE ARAÚJO SOUSA – Policial Penal
19. SANDRA REGINA MONTEIRO – In memoriam
20. EUQUISSON JOSÉ DA SILVA MUNIZ – Policial Civil