Um artigo produzido por pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), e da Fiocruz, alerta para os riscos associados da Covid-19 e o desenvolvimento de problemas psiquiátricos.
Os autores do estudo consideraram os possíveis efeitos da infecção na saúde mental tanto dos doentes, que tiveram contato direto com o vírus, como da população em geral, diante de uma situação completamente imprevisível como a que estamos vivenciando na pandemia.
A pesquisa, publicada na revista científica Frontiers in Immunology surgiu de uma discussão da professora Priscilla Bomfim, coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação e Extensão em Neurociências, da UFF, com o estudante de medicina da Universidade, Ícaro Raony, e também com a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Neurociências, Camila Saggioro, que também assinam o artigo.
Priscilla lembra que muito se tem discutido sobre as consequências respiratórias da infeção, mas pouco se fala do potencial comprometimento do sistema nervoso central e o consequente impacto na saúde mental dos pacientes.
A pesquisa também analisa a repercussão da pandemia em quem não foi diretamente afetado pelo vírus, como explica a pesquisadora.
A pesquisadora Priscilla Bomfim ressalta ainda que é urgente um acompanhamento desses impactos por estudos e autoridades públicas, para proteger a população e prever instrumentos importantes na ocorrência de situações parecidas.
O artigo científico também é assinado por Elizabeth Giestal de Araújo e Pablo Pandolfo, docentes do Programa de Pós-Graduação em Neurociências, da UFF, e o professor Wilson Savino, pesquisador e docente titular da Fiocruz.
Com informações da Agência Brasil