A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) adquiriu 372 unidades de aparelhos de amplificação sonora individual para atender as necessidades de usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) que possuem deficiência auditiva de baixa complexidade.
“O Governo de Roraima tem intensificado as ações voltadas para saúde cada vez mais. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas que tem algum tipo de deficiência. Estamos trabalhando para ofertar um serviço de excelência em todo o nosso Estado, de forma séria e respeitosa”, ressaltou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.
Os aparelhos foram adquiridos por meio de recurso próximo no valor de R$ 175 mil. A compra dos amplificadores faz parte de ações cujo objetivo é garantir maior assistência para quem sofre com esse tipo de problema, conforme explica a diretora do Departamento de Políticas de Reabilitação da Sesau, Léa Alves de Amorim.
“A audição é um sentido fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento da linguagem do ser humano, e a falta desse sentido interfere na qualidade de vida dessas pessoas. Esse tipo de aparelho é indispensável para a reabilitação auditiva dessas pessoas, pois ele tem microfones que captam o som ambiente, fazendo com que o usuário possa ouvir com clareza aquilo que ele está ouvindo”, afirmou.
Para receber o aparelho de amplificação sonora individual, o usuário precisa apresentar junto à Secretaria exame de audiometria recente e laudo médico expedido por especialista em otorrinolaringologia, além de cópias de RG, CPF, Cartão do SUS e Comprovante de Residência.
O filho da cabeleireira Catiane Sousa, 40 anos, foi um dos usuários contemplados com aparelho auditivo. Para ela, este é mais um passo para que o adolescente possa ter uma qualidade de vida no futuro.
“Foi uma benção muito grande que a gente recebeu, pois [um aparelho] é muito caro, e essa ajuda que o Governo proporcionou é de grande valia. Ele ainda terá que fazer acompanhamento com fonoaudiólogo e isso demanda mais dinheiro, mas essa ajuda foi uma benção muito grande”, completou.
Outras informações sobre como adquirir um aparelho podem ser sanadas diretamente na Coordenação Geral de Atenção Especializada, que fica no prédio da Sesau, na rua Madri, nº 180, bairro Aeroporto.