Cotidiano

Pessoas visitam cemitérios em dia de finados

Celebrações religiosas estão previstas para encerrarem as 19h

Milhares de pessoas visitaram os cemitérios Nossa Senhora da Conceição, no bairro São Vicente e também pelo cemitério Campo da Saudade, na zona Oeste da cidade em alusão ao Dia dos finados lembrados nessa sexta-feira (02). A programação que iniciou pela manhã
seguiu durante todo o dia.

A funcionária pública Gissélia Malta, de 48 anos vem ao cemitério Nossa Senhora da Conceição todos os anos para participar das missas e visitar as sepulturas de familiares. Segundo ela, a tradiçao começou em sua família de avó para a mãe e hoje é ela quem faz a visita acompanhada dos filhos.

“Já visitei o cemitérios acompanhada da minha avó e da minha mãe, que tinham esse costume, e agora estou passando para os meus filhos. É uma forma de não esquecer os que já se foram” conto.

O dia de finados também é uma data importante para quem buscar ganhar um dinheiro extra, e os comerciantes são um daqueles que lucram com a venda de produtos específicos para esta data, como velas, flores, coroas e outros artigos.

Regina Bezerra, 48 trabalha com a venda avulsa de flores durante todo o ano, mas no período de dia dos finados faz a venda em frente ao cemitério Nossa Senhora da Conceição. “Com a crise economica que todos estamos passando as vendas foram mais fracas, mas ainda deu para tirar um dinheirinho” contou.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), disponibilizou um espaço para os ambulantes montarem as barracas.

Cada comerciante pode ocupar até 3 metros quadrados. A área está divida em duas partes; metade para vendedores de artigos típicos para ocasião, e a outra metade fica reservada para venda de alimentos, exceto bebidas alcoólicas.

Programação

Haverá uma programação promovida pela Igreja Católica e outras religiões com missas e cultos ao longo do dia.  O cemitério municipal ficará aberto a partir das 6h da manhã e vai até às 22h do dia de finados.