Moradores da Serra do Tepequém realizam uma Petição Púbica para reivindicar contra invasões, crescimento desordenado e principalmente a instalação de cercas que estariam sendo colocadas nos acessos aos atrativos naturais da região, localizada no município de Amajari.
Segundo os organizadores, estas ações têm prejudicado o acesso de turistas e de moradores do local que trabalham diretamente com atividades turísticas.
Com a inciativa, eles querem providências imediatas a respeito das reivindicações e relatam, que caso nenhuma medida seja tomada, as cercas serão retiradas pelos próprios moradores.
A Petição está sendo realizada de forma eletrônica. No local onde colhe assinaturas é possível encontrar comentários como: “A Serra do Tepequém é um patrimônio da humanidade, porém os detentores da posse são os moradores locais que cuidam, habitam e tiram o sustento dos serviços de turismo. Toda ocupação fundiária e venda de terras públicas devam ser comunicada a todos os órgãos competentes”, disse um turista.
Em outro comentário a pessoa diz: “Sou contra quaisquer tipo de meio ilicito, no qual envolve posse de propriedade ou locais indevidos, respeitando todos os limites onde nossa fauna e flora possui diversificação de tão imensa belezas naturais para o ser humano acabar”.
Outro participante destacou: “Não se pode cercar o que é público, o Tepequém é de todos, não só de alguns”.
Para participar do baixo assinado é só acessar o endereço https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR121995.