A partir de hoje, 30, a gasolina passa a ficar mais cara em todo o país. A Petrobras autorizou ontem, 29, reajuste de 3,5% no preço da gasolina nas refinarias. Este é o terceiro aumento no mês, acompanhado da elevação da cotação internacional do produto.
O reajuste autorizado é de R$ 0,07, elevando o preço médio do litro para R$ 2,045. O preço do Diesel não sofrerá alteração.
“Nossa política de preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, com transporte e taxas portuárias, por exemplo. A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos”, justificou a estatal, em nota.
Vale destacar ainda que o repasse do preço ao consumidor final depender de variáveis como impostos e margens de lucro de postos e distribuidoras.
A reportagem consultou o Sindicato dos Postos de Combustíveis de Roraima (Sindopostos-RR), mas aguarda retorno para saber se os proprietários locais vão ou não aplicar o reajuste.