Cotidiano

PF deflagra operação em Roraima

A Polícia Federal investigou toda a dinâmica criminosa do setor madeireiro no Estado. Pelo menos cinco pessoas foram presas. O prejuízo estimado ao meio ambiente é de R$ 35 milhões

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (18) a operação Xilófagos, na qual há cumprimento de 49 mandados de busca e apreensão e 42 mandados de condução coercitiva de investigados nos municípios de Boa Vista, Rorainópolis, Caracaraí e São João da Baliza. Os mandados também estão sendo cumpridos nos estados do Pará, Amazonas e Rio de Janeiro. Cinco pessoas foram presas por porte ilegal de arma. O prejuízo estimado ao meio ambiente é de R$ 35 milhões.
Estão sendo investigadas as práticas criminosas de fraude na concessão de autorização de desmatamento, manejo florestal e de guia de transporte florestal; Disponibilidade de créditos florestais fictícios, e que permitem o desmatamento e retirada ilegal de madeira de áreas não documentadas, terras públicas ou áreas protegidas; Transporte, processamento e comercialização destes produtos florestais pelas serrarias e madeireiras que recebem os produtos com documentação fraudulenta. 
De acordo com a Polícia Federal, os principais envolvidos nesse tipo de ilícitos são engenheiros florestais, consultores técnicos, servidores públicos de órgãos ambientais, proprietários de imóveis rurais, arrendatários e detentores de projetos, proprietários de serrarias e empresas madeireiras. A Polícia Federal investigou seis madeireiras que de acordo com as investigações são as principais operadoras do esquema criminoso.
Foi deferida a suspensão cautelar das autorizações de extração florestal e do acesso ao sistema DOF, ferramenta eletrônica que monitorar e controlar a exploração e comercialização em área florestal, dos principais suspeitos.  Os suspeitos estão sendo conduzidos e serão interrogados sobre o envolvimento nas práticas criminosas investigadas e indiciados na Polícia Federal.
Xilófagos – O nome da operação resulta da combinação de xilo, do grego ksúlon, que significa “madeira”, com fago, do grego phagein, que significa “comer”. Um xilófago é um inseto que se alimenta de madeira.
Trecho retirado da nota divulgada pela Polícia Federal: 
“A situação é ainda mais grave se considerarmos que o estado de Roraima, na contramão do que vem ocorrendo nos demais estados da Amazônia Legal, tem enfrentando forte incremento em seus índices de desmatamento, conforme amplamente noticiado pela imprensa nestes últimos anos e que se deve, em grande parte, ao crescimento do setor madeireiro no sul do estado, sobretudo no município de Rorainópolis/RR. A Polícia Federal buscou na Operação Xilófagos a interrupção do avanço do desmatamento na Amazônia Legal.”