Cotidiano

Pico do coronavírus será entre abril e maio, diz infectologista

O isolamento social é uma das medidas mais importantes para diminuir a taxa de transmissão viral, e evitar o colapso do sistema de saúde, disse o médico

Roraima já chega a 83 casos confirmados de coronavírus no Brasil esse número chega a 22.169 casos confirmados da doença. Porém de acordo com o médico infectologista Alexandre Salomão a tendência é esse número crescer, por conta do pico epidêmico da doença que ainda virá.

“Nós não podemos em nenhum momento diminuir a atenção e todos os cuidados preventivos, pois de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil e o estado de Roraima ainda não chegaram no pico da epidemia que será entre final de abril, até meados do mês de maio. Por isso, temos que tomar todos os cuidados com as pessoas do grupo de risco dessa forma evitando que o número de doentes ultrapasse a capacidade do sistema de saúde”, explicou.

O infectologista reforçou a importância do isolamento social nesse momento.

 “O coronavírus se espalhou rapidamente pelo mundo, isso mostra que ele tem fácil transmissão pelo contato próximo entre as pessoas, através de tosse, espirro e contato. A maioria das pessoas vão ter sintomas leves semelhantes ao da gripe. Poucas vão ficar com formas mais graves e adoecer” DISSE.

Salomão lembrou que não temos nenhuma vacina ainda, e nenhum tratamento medicamentoso comprovadamente testado e eficaz e por isso devemos tomar todas as outras medidas para evitar a propagação dessa doença.

“O isolamento social é uma das medidas mais importantes para diminuir a taxa de transmissão viral, dessa forma evitando o colapso do sistema de saúde no estado de Roraima e Brasil”, afirmou.