Cotidiano

Pista de skate vira piscina de lixo e local de proliferação de mosquitos

Lixo, água suja, lodo, e mosquitos, são alguns de vários problemas que se acumula ao redor da pista de skate

O que deveria ser um local para os jovens e as famílias se divertirem praticando esporte, agora está com acúmulo de lixo e criadouro de mosquitos Aedes aegypti, devido a inundação de água das chuvas, prejudicando a saúde dos moradores ao redor.

A equipe de reportagem da FolhaBV foi até a pista de skate da praça Germano Sampaio, no bairro Pintolândia, após denúncias sobre a situação da pista, e ao chegar no local constatou situação.

Eder Rodrigues, presidente da associação de cinema do Estado apontou sua indignação sobre as condições da pista de skate, relatando ainda sobre órgão responsáveis estarem interessados apenas no centro da cidade e esquecendo das periferias.

“Temos uma outra Boa Vista na zona Oeste que é esquecida, desprezada pelo poder público, como é o caso da praça Germano Sampaio, que reflete esse abandono arquitetônico, não existe um cuidado em manter os espaços de esporte e lazer para periferia” relata Rodrigues.

“Essa paisagem cultural que o poder público constrói no centro é uma maquiagem, é uma paisagem  para turista, vende-se uma imagem de uma cidade que não existe. Temos uma cidade que só vai até a avenida São Sebastião”, apontou.

Eric Vinicius Vieira, de 19 anos, que mora no bairro e costuma andar de bicicleta no local, relata que devido essa situação das chuvas os mosquitos acabam indo para as residências.

“Toda vez quando chove vira essa piscina, e os mosquitos que se criam no local vão todos pra dentro das casas aqui próximas” explicou.

Outra jovem moradora do bairro, Maria Eduarda Vieira, 17, comentou que ela e sua família costumavam ir á pista de skate para andar de patins.

“O local fica rodeado de sujeira, e essa água só prejudica as pessoas que frequentam a praça” relatou Maria.

OUTRO LADO – A FolhaBV entrou em contato a Prefeitura que se pronunciou através de nota informando a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente enviará uma equipe ao local para minimizar a situação, mas ressalta que no período de chuva o nível do lençol freático sobe em toda cidade e em especial naquela região, bem como a elevação do lago – que corresponde à Área de Preservação Permanente (APP) – que fica dentro do Parque Germano Augusto Sampaio.

A secretaria informou ainda que estuda uma maneira de resolver o problema, mas para isso, o município depende também de recursos do Governo Federal, através de emendas de senadores e deputados, para poder solucionar as necessidades de infraestrutura do local.

VEJA VÍDEO: