Novas placas com orientações para os banhistas nos principais balneários da cidade estão sendo instaladas. Ao todo, 80 placas serão instaladas em 11 locais de grande circulação de pessoas durante o verão. O trabalho teve início nessa segunda-feira, 3, e deve encerrar assim que todos os pontos estejam devidamente sinalizados.
São quatro tipos de placas sendo instaladas: Atenção! Risco de afogamento; Proibido tráfego e estacionamento de automóveis; Área sujeita a ataque de piranha; Atenção! Pais e adultos acompanhem as crianças.
Os 11 balneários sinalizados, são: Caranã, Cauamé, Barradas, Curupira, Praia da Polar, Caçari, Olaria (Ponte do Rio Branco), Copaíbas, Coca-Cola, Água Boa e Cachoeirinha.
As placas com orientações são instaladas desde 2017. Além desses pontos fixos, os guardas vidas desenvolvem ações de conscientização junto aos banhistas para que redobrem os cuidados e tomem medidas de segurança para minimizar o risco de afogamentos e outros acidentes.
“Pedimos a participação da população com a preservação dessas placas, porque a nossa maior dificuldade é mantê-las nos balneários, pois os frequentadores acabam quebrando, e levando mesmo. Você tirando uma placa dessa, pode está tirando uma vida”, declarou Amarildo Gomes, diretor da Defesa Civil Municipal.
Um dos bares do balneário Cauamé é da família do jovem Leonardo Simeão, de 23 anos. Segundo ele, o balneário é muito frequentado pelas famílias e a presença da prefeitura passa segurança e cuidado com o local.
“Muito bom ter essa segurança, a prefeitura está sempre acompanhando, fazendo a limpeza. A gente apoia isso, porque precisamos alertar os banhistas que vêm aqui com suas famílias, com crianças. Muito bom ter esse apoio. Ano passado já vi dois afogamentos aqui. E essas ações ajudam bastante, o pessoal vem, olha a placa, isso é alerta, é muito bom”, declarou.
O trabalho de acompanhamento nos balneários pelos guardas vidas é rotineiro e ocorre todos os finais de semana. Com a utilização dos quadriciclos e embarcações entregues na gestão da prefeita Teresa Surita, eles garantem a segurança dentro e fora da água.