Cotidiano

Plano de esgoto sanitário está sendo elaborado, diz prefeito

Recurso para elaboração e levantamento de dados do plano foi adquirido através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa)

Em entrevista concedida ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha AM 1020, apresentado pelo radialista Marcelo Nunes, na manhã deste domingo, 5, o prefeito do município de Mucajaí, Josué Jésus Matos (PSL) afirmou que o Plano de Esgotamento Sanitário do município está sendo elaborado. “O Plano de saneamento de Mucajaí está em fase de elaboração. Através da Funasa [Fundação Nacional de Saúde], nós conseguimos o recurso financeiro para elaboração e levantamento de dados do Plano”, informou.
De acordo com ele, o plano deve contar com um estudo realizado que identifique tudo o que será feito para a melhoria do esgotamento sanitário do município. “Este plano deve dizer aonde será feita a disposição final dos resíduos sólidos, onde será tratada a água potável e despejada, entre outras necessidades para que seja executado e possamos instalar um plano eficaz na cidade”, ressaltou.
Ele explicou que a cidade atualmente sofre com a falta de um esgotamento sanitário eficiente e também com a falta de um corpo de funcionários qualificados para trabalhar com o esgoto. “É uma obra de extrema importância, por isso estamos elaborando para executá-la e trazer uma melhoria de vida substancial para nossos munícipes”, afirmou.
Conforme explicou Josué Matos, a cidade já havia passado por dois planos de esgotamento, mas que devido a inconsistências eles não foram executados. “Toda a população sabe que o plano que foi assinado em 2012 foi ilegal e que, logo depois nós fomos obrigados a assinar um outro plano que não foi feito com base em uma justificativa de levantamento de dados executáveis devido a uma determinação judicial, mas agora estamos fazendo da maneira correta e garantimos a execução dele”, assegurou.
Josué Matos explicou ainda que o plano não tinha sido elaborado ainda em sua gestão porque a prefeitura continha dívidas de gestões anteriores e não havia recursos para iniciar o trabalho. “Nós vamos pelo caminho da verdade. Estamos trabalhando para efetivar esse plano o mais rápido possível”, disse.
Além disso, o prefeito de Mucajaí destacou que a participação da população na elaboração do plano é importante. “Pedimos a todos aqueles que têm interesse em saber como anda o plano, que queiram sugerir ou criticar, que nos procure na prefeitura. Estamos de portas abertas porque queremos fazer um trabalho que deixe uma excelência de prestação de serviço para as próximas administrações que virão”, disse. (J.L)
Paixão de Cristo contou com ajuda de 400 profissionais
Realizada todos os anos no município de Mucajaí, a 50 km de Boa Vista, a encenação da Paixão de Cristo é tradição no Estado durante a Semana Santa. Com quase 400 profissionais envolvidos na organização e execução do evento, a edição deste ano foi fantástica, segundo o prefeito de Mucajaí, Josué Jésus Matos (PSL). “Nós nos empenhamos em tornar o evento totalmente voltado para a religiosidade”, reforçou o prefeito.
De acordo com ele, o evento teve duração de uma semana. Iniciando no Domingo de Ramos, dia 29 de março, quando a Igreja Católica realizou a procissão em alusão ao dia. “Nós começamos com uma procissão no Domingo de Ramos dando as boas-vindas a Cristo”, contou.
Na sequência, na segunda-feira e terça-feira, 30 e 31 respectivamente, ocorreram congregações com todas as igrejas evangélicas.
Durante a quarta-feira, 1º de abril, a Igreja Católica realizou uma Missa Campal junto com o musical de Ramos e show da banda Goss. Na quinta-feira, 2, a população presenciou um ensaio geral com todos os atores da Encenação da Paixão de Cristo. Depois do ensaio, o destaque foi o musical “Ressuscitou por Você”, da Igreja Batista do Jardim Floresta de Boa Vista.
Para finalizar, na Sexta-Feira Santa, foi realizada a 33ª Encenação da Paixão de Cristo, no município. De acordo com o prefeito, a encenação contou com 200 atores e uma equipe técnica de mais de 150 pessoas. Após a encenação, um show com o artista nacional Kim, da banda Catedral, foi realizado. “Foi fantástico, totalmente voltado para religiosidade. Tivemos um público devoto e toda a tranquilidade que esse tipo de evento oferece”, afirmou Matos. (J.L)