O Plano de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Roraima para os próximos 10 anos, chamado “Roraima 2030”, elaborado pelo Governo do Estado, foi lançado nesta quinta-feira, 10, com a finalidade de garantir o crescimento socioeconômico do Estado e a redução do desmatamento.
O planejamento contempla um conjunto de ações a serem realizadas com a finalidade de garantir o crescimento socioeconômico do Estado e a redução do desmatamento.
Antonio Denarium durante o lançamento do Roraima 2030 (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
O governador Antonio Denarium explicou que a intenção é que o plano se transforme em política pública de Estado, não importando quem esteja no governo.
“Por ser estratégico e determinante, quero que o Roraima 2030 se consolide como um Plano de Estado e seja convertido em Lei, para garantir que independente de quem esteja a frente do Governo, as ações continuem sendo implementadas. Queremos um processo irreversível de desenvolvimento sustentável em todos os próximos governos”, afirmou.
De acordo com o secretário estadual de Fazenda, Marcos Jorge de Lima, o plano traça metas que deverão ser cumpridas pelos gestores. “O plano tem os eixos e dentro deles, as metas que cada secretaria e seus gestores deverão cumprir para garantir o crescimento socioeconômico do estado. Tudo isso será monitorado pelo governador”, explicou.
Eixos – Estruturado em sete eixos: economia, desenvolvimento sustentável, infraestrutura, saúde, educação, bem-estar e segurança, o Roraima 2030 reúne as definições estratégicas para orientar as iniciativas de todos os setores do Governo.
Segundo o Governo, o objetivo é consolidar uma gestão pública moderna, que atuará com planejamento, com formulação de planos, programas e projetos capazes de conduzir o Estado para a eficiência, eficácia administrativa e transformação plena da realidade local, por meio da geração de trabalho, emprego e renda, garantindo melhoria de vida para todos.