Cotidiano

Plano previne desabastecimento de água

Caer prevê a construção de poços e aquisição de caminhões-pipa, além do deslocamento de bombas de captação no Rio Branco

Com o aumento da temperatura nos últimos dias, os roraimenses têm consumido mais água em seus lares. E o aumento do consumo tem preocupado as autoridades sobre um possível desabastecimento em determinadas localidades.

Como prevenção, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) anunciou a execução de um plano de contingência para o verão de 2016. De acordo com o presidente da estatal, Danque Esbell, a ideia é reforçar a atenção sobre a crise hídrica que afeta todo o País, realizando uma série de medidas que garantam o abastecimento de água em todo o Estado.

“Esse plano de contingência visa, por meio de uma série de mecanismos, preparar o Estado no que diz respeito ao abastecimento de água para o período de estiagem. Caso o clima seco seja realmente rigoroso, a gente vai estar com as ferramentas alinhadas para que os municípios tenham acesso à água potável de forma tranquila”, afirmou.

O plano prevê a perfuração de 50 poços, além da disponibilidade de cinco caminhões-pipa para a distribuição de água potável e realização de obras de elevação de barragens. As ações deverão ser priorizadas conforme a necessidade da localidade, no entanto, o presidente destacou que os municípios que mais sofrem com a falta d’água serão atendidos de imediato.

“Em Pacaraima, por exemplo, a estiagem desse ano foi bastante rigorosa, mas esse problema já vinha ocorrendo há alguns anos. O Governo do Estado já firmou um convênio com o Governo Federal para elevar a estrutura da barragem que abastece o município. Essa é uma ação que está em processo de licitação. Provavelmente, quando liberada, a obra deverá se estender além do período da estiagem, mas terá uma prioridade especial nesse plano da Caer”, disse Esbell.

Também vão ser prioridade os municípios de São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Normandia, que sempre apresentam problemas de abastecimento em períodos secos, localidades estas que estão com estudos em andamento.

Para a Capital, o Plano de Contingência prevê o deslocamento de duas bombas de captação, que atualmente estão em pontos fixos do Rio Branco. Segundo a Caer, essas bombas passarão a ser flutuantes, abrindo a possibilidade de captação em outros pontos do rio e em locais mais profundos.

“Há um processo para aquisição de duas mangueiras de captação, que facilitarão o aumento da pressão e captação em locais mais profundos, garantindo mais mobilidade para que a balsa possa se mover pelo leito do rio”, destacou o presidente da empresa de abastecimento.

APLICATIVO – Outro ponto destacado diz respeito aos investimentos feitos em dispositivos que ajudam na promoção do uso consciente dos recursos hídricos. Recentemente, a estatal lançou o aplicativo para smartphones Caer Mobile que, além de facilitar a vida do consumidor, como acesso facilitado a serviços, ajuda a melhorar o monitoramento de perdas de água, que ainda são os mais elevados no País.

“Hoje, Roraima ainda figura entre os estados que mais desperdiçam água no País. A Caer vem trabalhando no sentido de mudar esse quadro. Quando assumimos, nós registrávamos 60% de perdas, e esse número vem diminuindo de forma significativa. O que a gente pede à população é que use a água de forma consciente e passe a observar os recados que a natureza vem dando. Esse calor excessivo é reflexo da forma como estamos cuidando do meio ambiente, e consequentemente o consumo aumenta. E para não termos problemas em relação a isso, é necessário que as pessoas passem a utilizar a água da melhor forma possível”, frisou Danque Esbell. (M.L)