Cotidiano

Planos de saúde devem cobrir exames do Zika Vírus

A medida entrou em vigor neste mês. Havendo negativa, Procons poderão ser acionados

Os planos de saúde passam a ser obrigados a fazer a cobertura dos exames para detecção do zika vírus.  A medida começou a valer a partir deste mês de julho, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Conforme a ANS, os exames deverão ser assegurados para gestantes, bebês cujas mães tenham diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como os recém-nascidos com malformação congênita sugestiva de infecção pelo zika vírus.

Pelas novas regras, os planos de saúde devem cobrir os exames de PCR (Polymerase Chain Reaction) para detecção do zika vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IgG, para verificar se a pessoa já teve contato com zika em algum momento da vida.

PROCONS PODEM SER ACIONADOS

Segundo a coordenadora do Procon Boa Vista, Sabrina Tricot, se o consumidor identificar a recusa por parte dos planos para a realização dos exames, deve formalizar a reclamação pelos canais de atendimento do Procon.

“O consumidor também pode entrar em contato com os canais de atendimento da ANS, no número 0800 701 9656 e também pelo portal da ANS. Se a operadora persistir, está sujeita a multa de R$ 80 mil”, destacou Sabrina. 

Com informações da Prefeitura de Boa Vista

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.