Uma lavoura de melão na região do Tucano, em Bonfim, município a 120 quilômetros da Capital pela BR-401, Leste de Roraima, foi considerada a melhor do Brasil em produção e sanidade. Técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tiraram esta conclusão após uma visita que fizeram à região.
Dono da lavoura, o gaúcho Marlon Cristiano Buss, de 44 anos, disse que desde a primeira vez que pisou em Roraima percebeu que esta terra tinha potencial para a produção agrícola porque o solo é fértil e tem água e sol o ano todo, o que não ocorre em outras regiões do Brasil.
Marlon Cristiano começou a produzir há seis anos na região do Tucano, mas chegou ao Estado bem antes. Ele era funcionário público em Mato Grosso, mas, a convite, logo passou a trabalhar na iniciativa privada, na maior empresa brasileira de produtos agrícolas. Foi quando conheceu Roraima pela primeira vez, há 12 anos.
“Viemos aqui pesquisar as condições de mercado para uma possível produção, mas a empresa decidiu investir no Oeste da Bahia. Só que eu não me esqueci dessa terra porque aqui tem muita oferta de recursos naturais. Então, fiz economias e, em 2012, comecei a plantar na região do Tucano”, lembrou.
Cristiano começou plantando soja, milho e algodão. Só depois, há quatro anos, começou a plantar legumes e frutas, entre elas o melão. Hoje, o gaúcho tem 50 hectares plantados: 15 de melão, 25 de melancia e 10 de tomate. E a cada dois meses colhe 60 toneladas por hectare.
A produção abastece todas as redes de supermercado da cidade e feiras-livres, mas a maioria, cerca de 80% das frutas, vai para Manaus (AM). Por causa da produção excedente, o agricultor já começou a procurar mercado diferenciado para fazer exportação para outros países.
Atualmente, Marlon Cristiano tem 12 funcionários trabalhando em sua lavoura. “Nossa produção é mais que suficiente para abastecer o mercado local e regional. Excede, por isso temos que buscar novos mercados, o da Venezuela, por exemplo”, observou. (AJ)
Produtor doa frutas a programa social
Marlon Cristiano é um dos maiores doadores de fruta do Mesa Brasil. O programa do Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. O objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza.
Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.
Implantado em Roraima no dia 11 de setembro de 2003, o Mesa Brasil Sesc atua como um agente coletor de alimentos em empresas do ramo, para serem doados às instituições cadastradas no programa.
Melão é rico em vitaminas e minerais
Marlon Cristiano cultiva três variedades de melão: Maísa, Galha e Orange. São frutas deliciosas que têm ampla variedade de benefícios para a saúde, incluindo melhor resistência do sistema imunológico, pele e olhos saudáveis, chances reduzidas de câncer, pulmões saudáveis e diminuição dos níveis de estresse, bem como a prevenção da artrite. Esses atributos são principalmente devido aos altos níveis de vitaminas e minerais que ocorrem naturalmente no melão.
Para quem quer emagrecer, o melão é um alimento que muitas vezes vira até um pequeno almoço. Também é bom como um aperitivo ou elemento na salada de fruta. Os benefícios nutritivos do melão são derivados a partir dos níveis elevados de vitamina C, vitamina A, vitamina B6-, potássio, niacina, fibra dietética, e ácido fólico. O fruto fornece polifenóis antioxidantes que estão ligados à promoção da saúde cardiovascular e estimular o sistema imunológico.
Veja os benefícios do melão para a saúde:
*Maior proteção contra infecções bacterianas e virais
*Aumento da função imune
*Redução do Risco de Câncer
*Proteção contra doenças cardíacas
*Retardar o envelhecimento
*Reparo do DNA e Proteção
*Alívio da Doença Cardiovascular
*Alívio da Hipertensão (Alta Pressão Sanguínea)
*Proteção ao Alzheimer
*Proteção a Osteoporose