Cotidiano

Plataforma da Orla de Caracaraí desaba com a cheia do Rio Branco

Desde o ano passado, moradores alertavam sobre o risco de desabamento da orla

Uma parte da estrutura da Orla Municipal de Caracaraí, na região centro-sul de Roraima, desabou na tarde de ontem, 16. Até o fechamento desta matéria, às 18h30 de ontem, ainda não havia informações sobre feridos. Segundo moradores, o desabamento ocorreu próximo a um restaurante que fica no local, que estava desativado. Conforme o Corpo de Bombeiros, a estrutura teria cedido devido ao excesso de água com a cheia do Rio Branco e a Defesa Civil do município que vai investigar as causas do acidente.

O prédio, que é de responsabilidade da Prefeitura de Caracaraí, foi cedido por um período a um empresário local. Estava sem energia elétrica e não funcionava desde 2015, quando rachaduras começaram a aparecer.

Agora o local abrigaria a nova sede do Conselho Tutelar no município, mas os conselheiros acabaram desistindo de mudar para o prédio prevendo o risco de desmoronamento.

O ponto mais crítico das rachaduras fica sob o restaurante, justamente a área que desabou. As rachaduras na mureta e o afundamento nas calçadas eram visíveis e o prédio ameaçava desabar. O estabelecimento fica exatamente à beira do rio, sobre o barranco que caiu. A contenção feita com pedras não estava suportando mais o peso do prédio.

A Folha já alertava sobre o risco de desabamento da orla após inúmeras denúncias de moradores  que afirmavam que a plataforma estava com enormes buracos no piso provocados pela ferrugem e com as telas de proteção improvisadas com arame farpado para evitar acidentes.

Moradores temiam que toda a construção desabasse com a chegada das chuvas. Inaugurada em março de 2009, o local já foi um dos pontos mais frequentados pelos moradores e visitantes, com barracas de alimentação, parquinho para crianças, campo de futebol society e vendedores ambulantes.

No Portal da Transparência consta que a obra saiu após convênios firmados entre a Prefeitura de Caracaraí e Governo Federal. Entre 2007 e 2013, as duas etapas da orla consumiram R$ 7.260.100.

OUTRO LADO – Em nota, a Prefeitura de Caracaraí informou que vai acompanhar de perto a situação do desabamento de parte da estrutura da Orla Municipal, dando todo suporte necessário aos órgãos competentes que estão empenhados na segurança do local. “Vamos estudar uma solução prática e viável para que a obra seja reestruturada”, afirmou. (L.G.C)