Cotidiano

Plenária discute situação de crianças Yanomami

Intenção é definir com parceiros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (Cedcar) uma agenda de ações para as crianças que vivem no território indígena

A situação das crianças em meio a grave crise de saúde na Terra Indígena Yanomami ocasionada pelo avanço do garimpo foi tema de plenária extraordinária do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (Cedcar). A intenção é acompanhar e realizar uma série de ações em parceria com instituições locais e de renome nacional.

A plenária foi realizada na sexta-feira, 27, de forma virtual. Representantes da Secretaria Nacional da Criança e Adolescente e da Funai participaram da reunião. Também houve participação de conselheiros do Cedcar, dos conselhos municipais (CMDCAs), técnicos das Prefeituras municipais de RR, representantes da Fundação Abrinq, Visão Mundial, Unicef, entre outros atores de direitos humanos da rede nacional de proteção a criança e ao adolescente. 

O representante da Hutukara Associação Yanomami, Dario Kopenawa apresentou  um balanço dos acontecimentos nos últimos anos  na região e o que vem sendo feito.

Para o Secretário Geral do Cedcar, o jornalista Paulo Thadeu  das Neves, que também é coordenador estadual do Fórum pelos Direitos da Criança e do Adolescente em Roraima Fórum DCA e presidente do Sinjoper, essa ação emergencial que vem sendo realizada é fundamental interligada com o Plano Estadual dos Direitos Humanos  da Criança e do Adolescente de Roraima 2022-2032, aprovado ano passado pelo colegiado do conselho estadual .

“Esse plano preenche os eixos do sistema sócioeducativo, de combate a violência e a exploração sexual, erradicação do trabalho infantil, convivência familiar e comunitária, políticas sociais básicas e da primeira infância “, destacou. 

Ele disse ainda que nos próximos dias, está prevista a vinda a Roraima de Ariel de Castro Alves, secretário Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente  e do assessor especial da SNDCA, Assis da Costa Oliveira. O objetivo é fortalecer as ações do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente SGDCA rede no estado

Para a presidente do CEDCAR, Maria Cruz, as parcerias entre os governos municipal, estadual e federal com as instituições da sociedade civil é  super necessária.  “São desses momentos que chegamos a grandes realizações” destacou.

O chefe de agentes e Coordenação das ações no Território Yanomami e Ye’kuana da Funai, Germando Silva, informou que a sede em Roraima se coloca a disposição para receber todo o apoio e fazer a articulação junto ao povo Yanomami juntamente com a Hutukara.