Policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizaram uma ação de vistoria no prédio da antiga Secretaria de Educação ocupados por imigrantes venezuelanos na tarde desta quinta-feira (30). Quatro viaturas bloquearam a Avenida Mario Homem de Melo.
De acordo com o Bope, a ação intitulada ‘Cerco e Bloqueio’ ocorreu após denúncias de furtos e tráfico de drogas na região. Durante a vistoria, cerca de cem ocupantes que estavam no local ficaram sentados do lado de fora enquanto ocorria a ação, a maioria mulheres e crianças. Ninguém foi preso. De acordo com dados da Operação Acolhida, mais de 400 pessoas ocupam o espaço.
A venezuelana Neudes Mendoza, que mora no prédio, relatou que os policiais apreenderam dois celulares, o dela e o que pertencia ao seu marido. “Meu marido saiu pra trabalhar e eu fiquei em casa cuidando das crianças, comprei o celular quando estava vindo da Venezuela, porque é a única forma que tenho para falar com a minha família, e eu não sei em que delegacia ou quem procurar para conseguir o celular de volta”, disse.
A ação em todos os prédios públicos desativados da Capital resultou no recolhimento de armas brancas, bicicletas e um cão da raça Pug que havia desaparecido de uma residência e estava preso dentro de uma gaiola. O cão é avaliado em cerca de R$1,5 mil.
Governo do Estado – Em nota, a Secretaria de Comunicação Social informou que equipes de policiamento especializado, Força Tática, Choque, Canil e GATE estão realizando operação de rotina. “O objetivo é combater a prática de ilícitos em prédios públicos que estão desativados e concentram grande número de venezuelanos”.