Policiais militares denunciaram à Folha que os atuais veículos do Programa Ronda no Bairro, utilizados pela Polícia Militar de Roraima (PMRR) para fazer a segurança da população, estão em condições precárias de trafegabilidade. Eles voltaram a reclamar que alguns carros que se envolveram em acidentes estão parados em oficinas e outros sequer recebem revisão.
Os PMs enviaram imagens à equipe de reportagem mostrando as viaturas do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), que atendem os bairros da zona Oeste da Capital, que concentra a maior parte da população, com lataria amassada e pneus “carecas”. Eles afirmaram que não há como atender de forma ágil a comunidade com estas condições.
No início do mês, o Governo do Estado prorrogou, por mais 90 dias, o contrato com a empresa responsável pela locação das viaturas do Programa Ronda no Bairro. O novo contrato, que prevê a manutenção e revisão das viaturas, tem período de validade até 30 de junho deste ano e custou aos cofres públicos a quantia de R$ 890.622,00
GOVERNO – O Governo do Estado informou que a PM dispõe atualmente de viaturas distribuídas nas unidades operacionais da Capital e no interior. “Sempre que houver dano ou necessidade de manutenção em alguma viatura, a mesma é entregue à empresa para que seja reparada. A empresa então substitui a viatura por outra para que o serviço de policiamento ostensivo não seja prejudicado”, afirmou.
Ainda conforme o governo, quando a viatura danificada é consertada, ela volta novamente para as ruas. Quando a viatura não é substituída, é descontado o valor das diárias que seriam pagas à empresa pelo tempo que a viatura estiver parada.
“O processo de compra para aquisição das 50 novas viaturas está em fase de conclusão e o prazo de prorrogação do convênio será o suficiente para a conclusão do processo de compra dos veículos que darão suporte no policiamento ostensivo efetuado pela PMRR”, frisou.
O governo também afirmou que as atividades de policiamento ostensivo não sofreram alteração alguma por conta de manutenção de viatura e que a Polícia Militar sempre estará cumprindo com seu objetivo junto à sociedade roraimense. (L.G.C)