Cotidiano

Polícia Civil investiga falsificação de documentos de lotes no Pedra Pintada

Inquérito será aberto para apurar a existência de possível esquema de falsificação de Certidões de Cadastro de Ocupação de terra

Duas pessoas foram detidas, na manhã de ontem, 13, por agentes do Grupo de Resposta Tática (GRT) da Polícia Civil, suspeitas de falsificação de Certidões de Cadastro de Ocupação do bairro Pedra Pintada, a área de invasão que está situada na região do Bom Intento, recentemente foi reconhecida como uma ocupação urbana para fins de regularização.

Conforme o chefe do Departamento de Operações Especiais (Dopes), delegado Paulo Henrique, a denúncia que resultou na ação partiu de um morador do local, que relatou que suspeitos estariam de posse de documentos adulterados. O Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima) solicitou apoio da polícia, que fez o recolhimento da documentação falsa e apreendeu os envolvidos para prestarem esclarecimentos na Cidade da Polícia Civil, no bairro Canarinho, zona leste.

“Na ação, foi verificado que duas pessoas estavam tomando posse de dois terrenos naquela área com documentação falsa. Ambas foram detidas e encaminhas para prestar esclarecimentos”, afirmou o delegado. Segundo ele, por se tratar de uma investigação em fase inicial, a polícia não pode prender os envolvidos na denúncia Mas ressaltou que um inquérito sobre o caso será instaurado.   “Por enquanto, os suspeitos só foram ouvidos e liberados, porém, mediante as provas coletadas, vai ser aberto um inquérito policial que dará início as investigações”, destacou

HISTÓRICO – Ocupada em dezembro 2014, a área pertence ao Estado e está localizada próxima ao trecho norte da BR-174.  Segundo estimativas da Associação de Moradores, o local possui cerca de 1.400 famílias.
Em agosto de 2016 foi realizado o levantamento para verificar a quantidade de lotes ocupados e, no início desse ano, o Governo do Estado implantou escritório do Iteraima para dar celeridade aos trâmites de regularização.

Na quinta-feira, 08, o instituto realizou a entrega de cerca de 270 Certidões de Cadastro de Ocupação, enquanto que os títulos definitivos da terra ainda se encontram em andamento na Prefeitura de Boa Vista, que é a responsável pelo ordenamento urbano e aprovação de loteamentos na cidade.  (M.L)