Cotidiano

Polícia Civil presta esclarecimentos sobre situação atual do IML

Pronunciamento ocorreu após o recebimento do relatório elaborado pelo CRM e outros órgãos de controle, após denúncia de irregularidades no local

A Polícia Civil realizou na manhã de hoje, 30, uma coletiva de imprensa na sede da Cidade da Polícia Civil, para dar esclarecimentos sobre a situação atual em que se encontra o Instituto Médico Legal (IML) de Roraima.

O pronunciamento ocorreu após a entrega do relatório elaborado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Regional de Odontologia (CRO), Ordem dos Advogados do Brasil – Secção de Roraima (OAB-RR) e Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) após denúncias de irregularidades na unidade, como a falta de funcionamento de câmaras frigoríficas e armazenamento de corpos ao ar livre.

Conforme a delegada-geral da Polícia Civil, Haydée Magalhães, as medidas de melhoria iniciaram no momento em que as irregularidades foram apontadas, antes mesmo do recebimento do relatório.

“Nós tomamos providências independente do relatório”, afirmou a delegada. “Recebi hoje e ainda vamos analisar. Se forem as mesmas, muito bem, ponto pra nós. Se não forem, nós vamos acatar e dentro das nossas possibilidades nós vamos implantar”, relatou.

De acordo com delegada, uma equipe da Companhia Energética de Roraima (CERR) esteve no IML para identificar a problemática na questão da rede de energia do instituto e foi realizado o sepultamento imediato dos corpos.

Ainda conforme Haydée, as outras ações ainda serão realizadas em longo prazo, como a nova reforma elétrica e de cobertura, novos equipamentos e funcionários.

Quanto aos planos da construção de um novo prédio do IML, a delegada comentou apenas que há um planejamento junto à Universidade Federal de Roraima (UFRR) para um convênio entre as partes, no sentido da implantação de um novo espaço para o instituto no campus Cauamé.

Matéria completa na edição impressa da Folha de amanhã, 31.