Cotidiano

Polícia Comunitária reduz índice de criminalidade dos bairros atendidos

Durante a apresentação do balanço foi feito o lançamento de três projetos de prevenção primária, que estão inseridos na Polícia Comunitária

A Escola Estadual Elza Breves, no Conjunto Cidadão, recebeu neste sábado, 19, a equipe de Polícia Comunitária do Governo do Estado. Durante o evento foi divulgado o balanço bimestral das ações do projeto para a população do bairro Senador Hélio Campos.

O comandante da Companhia de Policiamento Comunitário, major Miguel Arcanjo, explicou que foi constatada a redução no índice de criminalidade dos bairros atendidos pelo projeto. No Senador Hélio Campos a diminuição foi de 10% e no Cidade Satélite 16%. A implantação das atividades ocorreu em dezembro do ano passado.

Durante a solenidade ocorreu também o lançamento dos projetos ‘Bom de Bola, Nota 10 Rei na Escola’, que tem o objetivo de trabalhar atividades por meio do esporte; ‘Picasso Não Pichava’, que irá orientar a troca da pichação pela grafitagem, viabilizando até mesmo exposições entre os alunos e ‘Mediador Mirim’, que terá a Escola Elza Breves como projeto piloto. A previsão é que ele seja implantado posteriormente nas demais escolas dos bairros atendidos pela Polícia Comunitária.

Estão engajados na estratégia 70 policiais, que fazem o monitoramento diário junto à comunidade. “Não são atendimentos de simples ocorrências, repressivos, mas sim preventivos para que nenhum ato infrator aconteça”, explicou Arcanjo.

VISITA COMUNITÁRIA

O projeto realizou até este mês cerca de 200 visitas comunitárias. A ação atende a rede de vizinhos protegidos, pessoas que sofreram mais de uma vez com a criminalidade. Durante as visitas, os policias instruem esse público a se proteger e continuam as visitas nessas famílias para evitar que elas sejam novamente vítimas de infrações.

RONDA ESCOLAR

A equipe da Polícia Comunitária atua também em casos que envolvam a segurança da comunidade escolar. “Com o objetivo dos estudantes não se dispersarem pelas ruas, caso a escola seja obrigada a liberar o corpo discente antes do horário de término da aula, a equipe da Ronda Escolar segue até o local para desenvolver dinâmicas durante o esse período sem aula”, ressaltou o coronel Arcanjo.

MONITORAMENTO NAS PRAÇAS

O projeto oferece o patrulhamento de policiais nas praças Cambará e Mané Garrinha e no Parque Germano Augusto Sampaio. As atividades são desenvolvidas com o apoio de um ônibus móvel, duas motocicletas, viaturas e câmeras fixas de monitoramento.

Além da apresentação do balanço, foram empossados ainda os membros dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do bairro Cidade Satélite e do Conjunto Cidadão e apresentado o novo diretor da Escola Elza Breves de Carvalho.

O coronel da Polícia Militar Adelson Filgueira será o novo gestor da Escola Elza Breves, que passa a funcionar no ano letivo de 2016 nos moldes de Colégio Militar. E para a gestão da Escola Luiz Rittler Brito de Lucena, no bairro Nova Cidade, quem assume é o coronel do Corpo de Bombeiros de Roraima Sidinei Lima Silva.

No início do funcionamento da Polícia Comunitária, o Governo do Estado informou que pretendia estender as ações para os demais municípios do interior, porém até o momento não foi pronunciado esta expansão.